14 Março 2018 | Vanessa Vieira
Viacom quer atrair mais espectadores ao cinema com Big Data
Empresa firmou parceria com Movio, companhia especializada em análise de dados
Na internet estão informações de milhões de possíveis espectadores de cinema, por isso, o tema Big Data e análise de dados é recorrente nos eventos do mercado de exibição e distribuição como Expocine e CinemaCon. Nesse contexto, a Viacom acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Movio, empresa especializada em análise de dados e gerenciamento de campanhas de marketing.
Segundo comunicado oficial da novidade, a intenção das companhias é oferecer um serviço de marketing para ajudar estúdios cinematográficos a atrair mais espectadores por meio do Big Data. No total, a Movio conta com uma base de dados com mais de 750 milhões de registros de hábitos e comportamentos online e offline de cerca de 100 milhões de espectadores de 36 países, incluindo mais de 5 mil títulos de longa-metragem.
Nesse sentido, a Viacom passa a utilizar as informações que a empresa parceira tem sobre hábitos dos espectadores para otimizar o serviço já existente na empresa, chamado Vantage. Esse serviço foi lançado em 2015 já com o objetivo de, por meio dos dados de consumidores, auxiliar campanhas para os canais pagos da própria Viacom como MTV e Nickelodeon.
O principal diferencial da nova parceria segundo as empresas, é que agora a companhia será a única a integrar os dados da Movio com informações de exibição de conteúdos de divulgação em TV, ajudando estúdios de cinema a entregar campanhas mais assertivas e de escala mais precisa em relação ao público-alvo.
“Estamos animados em juntar forças com a Movio para apresentar a ferramenta atual mais sofisticada de entrega de campanhas de filmes para público-alvo em televisão. A possibilidade de identificar, alcançar e conquistar audiências em nosso ambiente premium de conteúdo é uma solução poderosa para ajudar a criar resultados na bilheteria”, comenta Bryson Gordon, vice-presidente executivo de publicidade avançada da Viacom, em comunicado.
Por sua vez, William Palmer, CEO e cofundador da Movio, afirma que o conglomerado Viacom compartilha a visão da empresa de transformar dados em resultados para o marketing cinematográfico. O executivo define a ferramenta como uma “oportunidade única” para os estúdios. A Movio fica sediada na Nova Zelândia e é uma subsidiária do Vista Group.
Veja também o último reporte financeiro da Viacom, que iniciou processo de layoffs neste ano.














