Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Calendário

27 Julho 2020 | Fernanda Mendes

Distribuidoras brasileiras destacam seus títulos para retomada dos cinemas

Filmes independentes estão prontos para programação na reabertura das salas

Compartilhe:

(Foto: iStock)

Com o adiamento constante das estreias dos aguardados longas das majors, os exibidores ao redor do mundo que já reabriram seus cinemas estão encontrando ainda mais potencial nas produções locais e nos filmes independentes, como forma de ofertar conteúdo inédito nas salas e atrair os espectadores.

Publicidade fechar X

É claro que os blockbusters como Tenet, Mulher-Maravilha 1984, Mulan, entre outros, são muito importantes para a bilheteria dos cinemas e para a experiência do público, mas, neste momento, a dependência do mercado exibidor por filmes hollywoodianos está se mostrando cada vez mais um caminho complicado.

Um bom exemplo que está acontecendo é na França, onde a primeira semana de reabertura das salas de cinema foi um verdadeiro sucesso, com quase 1 milhão de ingressos vendidos. E se engana quem pensa que algum filme de Hollywood foi o propulsor deste sucesso. O longa mais visto foi a comédia nacional estrelada por Juliette Binoche, La Bonne Épouse.

Pensando nisso, o Portal Exibidor entrou em contato com as distribuidoras independentes brasileiras para apresentarem suas apostas ainda para este ano, como forma de apoiar os cinemas em sua retomada.

Paris Filmes

“Os cinemas estão se aproximando da reabertura seguindo os protocolos de segurança para o bem-estar dos espectadores assim como as respectivas autorizações governamentais e este é o momento oportuno em que exibidores e distribuidores poderão unir forças nas divulgações das campanhas e programação dos novos conteúdos”, comunicou a distribuidora.

Entre os títulos que estarão disponíveis para a retomada, a Paris destacou os internacionais: Magnatas do Crime, dirigido por Guy Ritchie; o terror espanhol que surpreendeu em bilheteria internacionalmente, O 3º andar – Terror na Rua Malasana; Enquanto Estivermos Juntos, romance-cristão; a animação infantil Sapatinho Vermelho e Os Sete Anões que garantiu duas semanas em primeiro lugar na Espanha já depois da reabertura dos cinemas; e Invasão Zumbi 2 - Península, segundo filme da franquia de terror.

Já entre os títulos nacionais, codistribuídos com a Downtown, a Paris reforçou o potencial de M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, que conquistou o Voto Popular no Festival do Rio em 2019; o aguardado longa dirigido por Wagner Moura, Marighella; Depois a Louca Sou Eu, baseado na obra homônima de Tati Bernardi com Débora Falabella; a comédia Cabras da Peste; o primeiro filme brasileiro para a época natalina, 10 Horas para o Natal; o terceiro filme de Detetives do Prédio Azul; e A Sogra Perfeita, comédia escolhida para ocupar a tradicional data de destaque no final do ano para filmes brasileiros.

Diamond Films

Ivan Barreto Boeing, diretor geral da distribuidora, reforçou o compromisso da empresa com a janela do cinema. “Começamos o ano com um grande line-up que continua vivo, relevante, atual e pronto para ser lançado tão logo os cinemas voltem a funcionar”. O executivo também acredita que este novo cenário de incertezas poderá ser um bom momento para “reescrever a história da relação entre exibidores e distribuidores independentes”. A Diamond tem na prateleira títulos para lançamento ainda este ano, para 2021 e 2022.

Entre os destaques estão: o romance jovem After – Depois da Verdade, segundo filme baseado na série de livros After; a coprodução internacional Fátima - A História De Um Milagre; o longa Fúria Incontrolável, que promete ser um dos primeiros filmes da retomada lá nos EUA; Destruição Final: O Último Refúgio, estrelado por Gerard Butler e pela atriz brasileira Morena Baccarin; a comédia com Robert DeNiro, Em Guerra Com O Vovô; Voyagers e A Lenda Do Cavaleiro Verde da produtora A24, com grande potencial para Oscar.

Imovision

Segundo Jean Thomas-Bernardini, o calendário da distribuidora já está pronto para início de setembro. “Sabemos que as salas terão menos público, até para atender os protocolos do governo de distanciamento social, mas acredito que os cinéfilos estão cansados de ver os mesmos filmes nas plataformas digitais, então vai aparecer um número aceitável de espectadores nas salas”.

Entre os títulos que estão aguardando a reabertura das salas, a distribuidora prepara o thriller Os Tradutores, o documentário premiado Babenco – Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou, Quarto 212, o alemão Transtorno Explosivo, Sybil, Alice e o Prefeito,  e o chileno Ema.

Jean também salientou que alguns filmes da Imovision estão na programação do Festival De Volta Para O Cinema, o que dará a oportunidade dessas obras poderem ser vistas em salas de redes mais comerciais.

Elo Company

No line-up da Elo, há longas ficcionais e documentários. Todos nacionais. Destaque para Aos Olhos do Ernesto, Helen, Boca de Ouro e O Silêncio da Chuva. E os documentários Cravos, A Ponte de Bambu e Frei Damião - O Santo do Nordeste.

"Na Elo enxergamos o cinema como uma janela fundamental de exibição dos filmes, uma experiência única, insubstituível e incomparável. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso junto a todos os exibidores. Trabalharemos em conjunto com toda a indústria para que de maneira segura possamos voltar a levar filmes para as pessoas nas telas grandes de todo o país", afirma Marina Tarabay, gerente de marketing da distribuidora.

Galeria Distribuidora

A empresa não destacou nenhum título em específico, mas garante que fará “o que for possível para entregar um line-up forte e consistente em 2020”. “A Galeria Distribuidora segue apoiando o cinema e a atividade cinematográfica. Estamos analisando os cenários globais e locais para definirmos as datas de lançamento dos nossos filmes nacionais e estrangeiros”, explicou Gabriel Gurman, CEO da empresa.

Vitrine Filmes

Felipe Lopes, diretor da distribuidora, também não divulgou nenhum título em específico para o calendário de 2020, mas reforçou que a empresa segue participando da campanha #JuntosPeloCinema.

“Estamos esperando uma definição maior do cenário para que possamos contar com o público assistindo nossos filmes de forma segura”, explicou.

Lança Filmes

A distribuidora gaúcha destacou cinco títulos nacionais para a retomada: Portuñol, Legado Italiano, Mirante, A Colmeia e Os Bravos Nunca se Calam.

Daniela Menegotto, CEO da distribuidora, conta que será um desafio entender como será o retorno do público aos cinemas. “Nossos lançamentos brasileiros estão com a exploração econômica suspensa pois precisam ter sua primeira exibição nos cinemas antes de ir para as demais janelas. A alteração no calendário das estreias internacionais poderá dar espaço aos filmes nacionais nos primeiros meses de reabertura dos cinemas”.

Compartilhe:

  • 2 medalha