Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema Nacional

18 Junho 2021 | Renata Vomero

Filmes brasileiros são destaque nos cinemas e nas plataformas digitais

Ações visam exaltar a comemoração do Dia do Cinema Nacional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta semana, mais especificamente em 19 de junho, se comemora o Dia do Cinema Nacional, data que marca as primeiras imagens em movimentos gravadas no país. Com o evento, os cinemas estão cheios de títulos nacionais e os canais de televisão e plataformas de streaming preparam ações especiais para comemorar o nosso cinema.



Nas telonas, o público pode se esbaldar com comédias, dramas, comédias românticas, fantasia e documentários de realizadores brasileiros. Só nesta semana, estreou Veneza, de Miguel Falabella, e Helen, de André Meirelles Collazzo.

A semana passada foi de fortes estreias nos cinemas, também embaladas pelo Dia dos Namorados. Os filmes Quem Vai Ficar com Mário?, Missão Cúpido e AmarAção entraram em cartaz trazendo a temática de romances e relacionamentos como premissa principal. Além deles, Acqua Movie também é uma opção para quem quiser ficar por dentro dos longas nacionais em cartaz.

Já para os fãs de documentários, Alvorada, de Anna Muylaert e Lo Politi, e Cine Marrocos, de Ricardo Calil, trazem importantes panoramas de diferentes aspectos de nossa sociedade brasileira. Com destaque para Cine Marrocos, que também homenageia a arte cinematográfica e o espaço físico do cinema. A maior parte destas estreias contaram com cobertura do Portal Exibidor, que estarão linkadas nas citações dos filmes acima.

Entre as homenagens ao cinema nacional para curtir em casa, um grande destaque foi a ação criada pela Globoplay em homenagem a estes filmes, já que o streaming se consagra como uma das principais casas do nosso cinema no formato digital e conta com catálogo de mais de 50  filmes nacionais.

Em comemoração da data, o Itaú Cultural também lançou sua própria plataforma digital, o Itaú Cultural Play. A iniciativa é gratuita e estreia amanhã dando destaque ao conteúdo brasileiro, o catálogo inicial reúne 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. O lançamento da plataforma também contemplará uma mostra com os filmes de Glauber Rocha e uma homenagem especial ao produtor Luiz Carlos Barreto.

Lançado antes pelo Première Telecine, a superestreia da semana do Telecine será Correndo Atrás, de Jeferson De. A comédia é uma adaptação do livro Vai na Bola, Glanderson, do comediante Helio de La Peña, que também assina o roteiro e faz uma participação especial.

O Telecine e o Megapix também se juntaram para levar ao público mais títulos do cinema nacional. A programação especial já está acontecendo desde segunda-feira (14), mas se estenderá até este domingo (20).

Entre outras novidades, estão os catálogos dos principais serviços de streamings, que cada vez mais estão abraçando as produções nacionais, entendendo o quanto elas são relevantes para o público brasileiro, grande consumidor de conteúdos nacionais, e, claro, enquanto nem todos os cinemas reabrem

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 1 medalha