Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura Show de Inverno

06 Junho 2025 | Gabryella Garcia e Yuri Codogno

Show de Inverno encerra edição de 2025 com otimismo e apresentações de duas majors

Em um dia dominado pelo cinema nacional, Paramount e Sony apresentaram seus destaques para os próximos meses

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Após dois dias intensos, a 16ª edição do Show de Inverno chegou ao fim nesta quinta-feira (5) com a apresentação de dez distribuidoras, incluindo Paramount e Sony. Contando com a participação de 20 players do mercado, o evento foi inundado por produções nacionais e, assim, foi encerrado com um clima de muito otimismo para o cinema brasileiro. 



A 17º edição do Show de Inverno, aliás, já foi confirmada para os dias 27 e 28 de maio de 2026.

Embora as majors que se apresentaram no segundo dia do evento tenham priorizado lançamentos internacionais, incluindo famosos blockbusters, ambas enalteceram o cinema brasileiro. A Paramount, por exemplo, destacou o investimento em coproduções locais através de parcerias com outras distribuidoras nacionais. A Sony, por sua vez, abriu sua apresentação com um vídeo sobre a trajetória de Ainda Estou Aqui, e Eloisa Winther, nova diretora de produções locais e aquisições da distribuidora, teceu algumas palavras sobre a potência do cinema brasileiro.

O último dia do evento foi marcado pela diversidade de conteúdos e players, com diversas apostas que devem movimentar os cinemas nos próximos meses e alavancar a indústria. Além de Paramount e Sony, também se apresentaram Elo Studios, O2 Play, Imagem Filmes, Paris Filmes, Downtown Filmes, Vitrine e Manequim Filmes, Diamond Films e H2O Films.

No primeiro dia, além de Universal, Warner e Disney representando as majors, também se apresentaram Retrato Filmes, A2 Filmes, Olhar Filmes, Imovision, Galeria Distribuidora, Sato Company e Clube Filmes.

Confira as apresentações das majors no último dia do evento:

 

PARAMOUNT ANUNCIA NOVIDADES QUE VÃO ATÉ 2027 E DESTACA PARCERIA COM DISTRIBUIDORAS BRASILEIRAS

A Paramount deu um tom de humor no início das apresentações do segundo dia do Show de Inverno, mas antes de apresentar seu line-up, o vice-presidente e diretor geral da Paramount Brasil, Cesar Silva, falou sobre o investimento da distribuidora em produções brasileiras.

"Queria dizer que a gente continua investindo em coproduções locais, em parceria com distribuidoras nacionais. Ao longo do dia vocês verão apresentações de distribuidoras nacionais que possuem parcerias com a Paramount, como a Elo e a Imagem. A gente continua acreditando em parcerias com distribuidores brasileiros", disse.

Antes de revelar as novidades, o executivo também agradeceu os exibidores pelo suporte dado a uma das principais apostas da Paramount para este ano: Missão: Impossível - O Acerto Final, que já vendeu mais de 1 milhão de ingressos. "A nossa parceria continua crucial para a saúde e sucesso do mercado. Aqui temos uma oportunidade para falar sobre a força do cinema e por isso estamos aqui. A Paramount é um estúdio de sucessos inesquecíveis e grandes franquias", celebrou.

Após as palavras iniciais, uma pegada humorística tomou conta do palco. Thiago Madruga, diretor de vendas, e Luciana Falcão, diretora de marketing, apareceram em um vídeo interpretando personagens de Corra Que a Polícia Vem Aí, na esquete "Corra Que a Paramount Vem Aí", em referência à clássica cena do suborno no filme original de 1988. Depois, subiram ao palco vestidos como os personagens de Leslie Nielsen e Priscilla Presley no filme de 1988 e apresentaram detalhes da campanha do remake que chega aos cinemas em 14 de agosto, além dos outros lançamentos da Paramount.

O novo filme trará Liam Neeson no papel principal, que era de Leslie Nielsen na versão original, e também contará com Pamela Anderson no elenco. Apesar de Neeson ser conhecido por seus papeis em filmes de ação, já fez uma comédia em Um Milhão de Jeitos de Pegar na Pistola (2014) e, em Corra Que a Polícia Vem Aí, se reencontrará com o produtor Seth MacFarlane, com quem trabalhou na comédia anterior.

No remake do clássico da década de 1980, a Paramount irá dublar as piadas para o humor brasileiro e, a campanha de marketing do filme contará com o Policial Peçanha, personagem humorístico interpretado por Antônio Tabet.

Na sequência, foi exibido um conteúdo inédito de Smurfs, que estreia durante as férias escolares de julho, no dia 17, e contará com uma campanha de marketing robusta. A cantora Rihanna, dubladora da Smurfette na animação, será peça-chave na divulgação. Além de ser a responsável por todas as canções do filme pela Universal Music, Rihanna também fará partes de ações do filme com seu fã-clube, Spotify, e sua linha de maquiagem, a Fenty Beauty.

As ações do filme que terá Bruno Gagliasso, Tata Estaniecki, Jennifer Nascimento e Diego Martins no time de dubladores brasileiros, também terá o reforço de Ana Maria Braga e Xuxa e um Louro Mané azul. A linha azul do metrô da capital paulista será "smurfizada" e a Vila dos Smurfs também será recriada na cidade. Ônibus decorados também vão circular nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Por fim, a distribuidora também anunciou parcerias com empresas de comida, bebida e a rede hoteleira Grand Hyatt para um resort temático no Rio de Janeiro. Por fim, também serão feitos os clássicos eventos e experiências de grandes lançamentos com dubladores e influenciadores.

Para o ano de 2025 também foi confirmado o lançamento de Se Não Fosse Você para o dia 24 de outubro. A obra é uma adaptação do livro de Colleen Hoover, que também escreveu É Assim Que Acaba, que vendeu 2,94 milhões de ingressos no Brasil no ano passado em sua adaptação para os cinemas. O filme é dirigido por Josh Boone, também responsável por A Culpa é das Estrelas (2014), e terá uma campanha direcionada para a geração Z, aproveitando-se da conexão que atores como Mckenna Grace e Mason Thames, presentes no elenco, têm com esse público.

O último lançamento anunciado para este ano foi O Sobrevivente, de Edgar Wright, que chega aos cinemas em 6 de novembro. Contando com nomes como Glen Powell, Josh Brolin e Colman Domingo no elenco, a produção, que teve um material inédito exibido, é baseada no livro homônimo de Stephen King.

Outros oito filmes que serão lançados em 2026 e 2027 foram anunciados pela Paramount, mas sem muitos detalhes ou data definida, com exceção de Bob Esponja: Em Busca da Calça-Quadrada, que será lançado no dia 1 de janeiro de 2026. Um trailer do filme foi divulgado ao público com o anúncio do material sendo feito pelo dublador Wendell Bezerra usando a voz do Bob Esponja. A distribuidora destacou que a franquia já arrecadou US$ 500 milhões globais nos cinemas, com o filme lançado em 2014 tendo vendido 4 milhões de ingressos no Brasil, e que a campanha de marketing para o lançamento será focado no aniversário de 25 anos do Bob Esponja.

As outras novidades para os próximos anos foram Filhos de Sangue e Osso, uma adaptação do best-seller homônimo que contará com Viola Davis, Idris Elba e Cynthia Erivo no elenco; Heart of The Beast, protagonizado por Brad Pitt e em fase de gravação; Pânico 7, novamente com Neve Campbell no elenco; e o filme de Avatar: A Lenda de Aang, que já possui uma série em live-action.

Com um detalhamento um pouco maior, outras três novidades fecharam a apresentação. Sonic 4 deverá chegar aos cinemas em 2027 e a distribuidora destacou que a trilogia já arrecadou US$ 1 bilhão em todo o mundo e vendeu mais de dez milhões de ingressos no Brasil; Patrulha Canina: The Dino Movie, que é a franquia mais valiosa da Paramount em produtos e vendeu 3 milhões de ingressos no Brasil nos dois primeiros filmes; e Todo Mundo em Pânico 6, que comemora 25 anos da estreia do primeiro filme em 2025 e terá o retorno dos irmãos Wayans no elenco. A franquia já arrecadou US$ 850 milhões em todo o mundo e tem como maior bilheteria o primeiro filme, que faturou US$ 278,01 milhões.

 

SONY ANUNCIA 23 LANÇAMENTOS, EXALTA CINEMA BRASILEIRO E INVESTE PESADO EM FILMES DE TERROR

Após a distribuição de 19 distribuidoras, coube a Sony a missão de encerrar a 16ª edição do Show de Inverno. Com um calendário que vai até 2028, e um line-up variado que vai de franquias até originais, 23 produções que chegarão aos cinemas brasileiros foram apresentadas ao público presente em Campos do Jordão.

Mas, antes dos anúncios, a distribuidora abriu sua apresentação exibindo um vídeo sobre a trajetória de Ainda Estou Aqui, primeiro longa brasileiro a vencer o Oscar de melhor filme internacional. Na sequência, André Sala, vice-presidente para América Latina e diretor-geral para o Brasil, anunciou a promoção de Eloisa Winther à direção da produção local e aquisições da Sony, destacando que sem ela Ainda Estou Aqui e Vitória não existiriam.

"O filme brasileiro é resultado de cultura, de reflexão e resulta até de cura", celebrou Eloisa após o anúncio.

Após as formalidades, foi a vez de Danielle Bonatto, diretora comercial, assumir a condução e destacar o empenho da Sony em aprender a trazer o público brasileiro fã de anime para os cinemas. Reafirmando esse compromisso, ela confirmou o lançamento de Chainsaw Man - O Filme: O Arco de Reze, 4º maior anime na Crunchyroll, para o dia 30 de outubro, e a estreia de Demon Slayer - Castelo Infinito, um filme original para o cinema que dará início a uma trilogia, no dia 11 de setembro.

Dividindo sua apresentação por gêneros, o terror, que receberá bastante investimento e atenção da distribuidora, também anunciou suas novidades. A diretora de marketing Camila Pacheco foi quem tomou a palavra e, após uma exibição de cinco minutos de Extermínio: A Evolução, que será lançado no dia 16 de junho, destacou que o trailer do filme já possui 60 milhões de views, tornando-se o segundo de terror com mais views na história. No próximo mês, em 17 de julho, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado reúne um novo grupo de amigos em uma produção que se passa 28 anos depois do original, mas ainda conta com os sobreviventes do filme de 1997. Encerrando as novidades do gênero, uma obra da A24 também foi anunciada. Dos mesmos diretores de Fale Comigo (2022), Faça Ela Voltar será lançado no dia 21 de agosto.

Passando para os filmes de drama, houve o anúncio de mais três novidades. Também da A24, Amores Materialistas faz sua estreia em 31 de julho; A Grande Viagem de Sua Vida chega aos cinemas no dia 18 de setembro; e em codistribuição com a Elo Studios, o brasileiro Descontrole teve o lançamento confirmado para 13 de novembro após a exibição de duas cenas.

Ainda para 2025, também foram anunciados os lançamentos de Ladrões, de Darren Aronofsky, para 28 de agosto; Eleonor: The Great, primeiro filme dirigido por Scarlett Johansson, ainda sem data definida; o drama brasileiro dirigido por Pedro Waddington, Precisamos Falar, que teve uma cena exibida; a animação Um Cabra Bom de Bola; e Anaconda, que chegará aos cinemas junto com Papai Noel, no dia 25 de dezembro.

Para um futuro mais distante, chegando até 2028, e encerrando a apresentação, a Sony anunciou outros 10 títulos: Extermínio: Templo dos Ossos; Insidious; Resident Evil; Jumanji 3; Homem-Aranha: Um Novo Dia; Spiderman: Beyond the Spiderverse, para 2027; e The Beatles, contando com um filme para cada integrante da banda, para o ano de 2028.

 

CONFIRA AS APRESENTAÇÕES DAS DEMAIS DISTRIBUIDORAS:

Compartilhe:

  • 0 medalha