05 Maio 2025 | Redação
Filme argentino com coprodução brasileira, "Caiam as Rosas Brancas!", divulga seu trailer
Compartilhe:

A diretora argentina Albertina Carri, conhecida por suas narrativas ousadas e fora do padrão, está de volta aos cinemas com Caiam as Rosas Brancas!, um drama erótico que chega às telonas brasileiras no dia 15 de maio e acaba de divulgar seu trailer. A produção tem um pé no Brasil: além de cenas rodadas em São Paulo e Ilhabela, o filme é coproduzido pela brasileira Quarta-feira Filmes e será distribuído por aqui pela Boulevard Filmes, em parceria com a Vitrine Filmes.
A história gira em torno de uma cineasta que começa a ganhar notoriedade depois de dirigir um filme pornô amador com um grupo de amigas. O sucesso inesperado rende um convite para comandar uma produção erótica profissional, mas o que era para ser um passo adiante na carreira acaba se transformando em uma crise pessoal. Incapaz de seguir com o projeto, ela abandona as filmagens e foge para o Brasil com as amigas. É nesse cenário misterioso e tropical que ela começa a repensar tudo — a própria arte, os desejos, as relações.
Esse mergulho existencial e simbólico também aparece na forma como o filme é construído. Carri fala abertamente sobre sua inspiração no conceito de “inventar ou fracassar”, frase cunhada pelo filósofo venezuelano Simón Rodríguez. A diretora aposta em uma narrativa orgânica, que se transforma junto com as personagens, como se o próprio filme passasse por uma metamorfose. “Como o verme que se alimenta e depois se enrola em seda e se torna um inseto completamente diferente: uma borboleta que não pode voar. Até que voa!”, diz.
Carolina Alamino, que divide o roteiro com Carri e Agustín Godoy, também protagoniza o longa. Essa não é a primeira colaboração entre as duas: em As Filhas do Fogo (2018), Carolina já interpretava uma personagem chamada Violeta, assim como agora. A relação entre os dois filmes vai além do nome — boa parte do elenco e da equipe técnica foi mantida, e ambos giram em torno de grupos de mulheres que exploram os limites entre o desejo, o cinema e a liberdade.
Além de Carolina, o elenco traz nomes fortes como a argentina Laura Paredes, a espanhola Luisa Gavasa (veterana que já trabalhou com Pedro Almodóvar) e a brasileira Renata Carvalho, atriz e militante trans que vem se destacando no cinema nacional com títulos como Os Primeiros Soldados e Salomé.
Caiam as Rosas Brancas! teve sua estreia mundial no prestigiado Festival de Roterdã, em fevereiro, dentro da mostra competitiva Big Screen. Agora, chega ao Brasil com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio de iniciativas do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura.
A estreia promete uma experiência diferente, que convida o público a pensar e sentir — sem fórmulas prontas, com espaço para o inesperado e o poético.
Confira o trailer:
Compartilhe:
- 0 medalha