Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mais lidas

04 Setembro 2025 | Yuri Codogno

Preocupação com público, falecimento e inaugurações de cinemas foram os destaques do Portal Exibidor em agosto

Textos mais lidos do mês também inclui Projeto Paradiso e codistribuição entre Mares Filmes e Alpha Filmes

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Bem que dizem que o mês de agosto não tem fim… O oitavo mês do ano não vinha se destacando positivamente até seu último final de semana, quando a Semana do Cinema entrou em vigor. Antes, porém, as bilheterias colecionaram números não tão agradáveis aos exibidores, inclusive um fim de semana obteve o pior público do ano. Nessa toada, um dos principais nomes da indústria cinematográfica nacional, Paulo Sérgio de Almeida, faleceu, recebendo importantes homenagens do mercado.



Mas nem só de negativas foi o mês de agosto. Uma importante entrevista com o Projeto Paradiso, a inauguração de cinemas e o plano de codistribuição entre Mares Filmes/Alpha Filmes se destacaram positivamente. 

Confira as dez notícias mais lidas no mês no Portal Exibidor.

1 - Apesar do bom momento dos cinemas, Brasil tem pior público desde o início de maio

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Disney) e A Hora do Mal (Warner) fizeram bonito e lideraram o público brasileiro entre os dias 14 e 17 de agosto. Somados, ambos os filmes levaram mais de 400 mil pessoas aos cinemas e ficaram com aproximadamente 40% de ingressos vendidos no período. A negativa é que, com apenas 1,09 milhão de espectadores, foi o pior desempenho dos cinemas desde o início de maio. 

2 - Em Vargem Grande Paulista, Grupo Cine inaugura seu primeiro complexo Premium

O Grupo Cine, rede exibidora que atualmente conta com mais de 100 salas espalhadas pelo país, inaugurou no dia 7 de agosto um complexo cinematográfico em Vargem Grande Paulista (SP). A nova unidade marcou a estreia do conceito "Grupo Cine Premium", com infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e experiências exclusivas para o público da região.

3 - Diante de cenário desafiador, Projeto Paradiso auxilia exibidores e distribuidoras a levarem cinema nacional ao público

Um dos principais gargalos do cinema nacional, sem dúvidas, é chegar ao público final e conquistá-lo. Diante de um menor investimento para distribuição e principalmente exibição, se comparado às políticas públicas voltadas para a produção, o desafio de levar produções brasileiras ao público é bastante grande. Nesse cenário desafiador, o Projeto Paradiso, que tem o processo de desenvolvimento de produções como foco principal de trabalho, se tornou um importante aliado para exibidores e distribuidoras. Prova desse compromisso é o Prêmio Paradiso de Distribuição, oferecido durante o I Seminário de Exibição do XX Panorama Internacional Coisa de Cinema, de Salvador, no mês de abril.

4 - Paulo Sérgio Almeida, referência do mercado cinematográfico brasileiro, falece aos 80 anos

Figura central na análise e difusão de informações sobre o setor audiovisual, Paulo Sérgio Almeida faleceu na tarde do último dia 14, aos 80 anos. Fundador da Filme B, plataforma que se tornou referência na apuração de dados e tendências da indústria cinematográfica no Brasil, construiu uma trajetória que uniu a realização artística, a gestão pública e privada, e a formação de profissionais para o mercado.

5 - "Top Cine no Heliponto" oferece sessões gratuitas para resgatar memória do Top Cine, cinema alternativo em SP

Desde o dia 22 de agosto, a cidade de São Paulo tem um novo ponto de encontro para amantes da sétima arte: o Top Cine no Heliponto. O projeto homenageia e resgata a memória do antigo Top Cine, cinema alternativo que funcionou dentro do Top Center Shopping entre 1976 e 2006, sendo referência e marco cultural da capital paulista.

6 - Com 100% de adesão do parque exibidor, sétima edição da Semana do Cinema será entre 28 de agosto e 3 de setembro

Em um momento em que os cinemas apresentam desempenho acima da média, com o melhor primeiro semestre registrado desde 2019, foi anunciada a sétima edição da Semana do Cinema. Com 100% de adesão do parque exibidor, a ação aconteceu de 28 de agosto a ontem (3), levando por apenas R$ 10, além de combos de pipoca e refrigerante com preços também reduzidos. Os números finais ainda não foram divulgados. 

7 - Brasil registra pior público de 2025, enquanto Netflix lidera bilheteria pela primeira vez na América do Norte

O penúltimo final de semana de agosto definitivamente não irá deixar saudades para os exibidores brasileiros. Com um público total de apenas 766,09 mil espectadores, esse foi o pior fim de semana registrado no país em 2025. Vale ainda destacar que três produções foram responsáveis por 45% dos ingressos vendidos, evidenciando uma concentração nas escolhas, apesar das muitas opções disponíveis. Por outro lado, um marco positivo fez história na América do Norte: pela primeira vez uma produção da Netflix liderou as bilheterias da região com Guerreiras do K-Pop: Para Cantar Junto.

8 - Academia Brasileira anuncia a prévia dos 16 filmes aptos a concorrer por uma vaga no Oscar 2026

Após conquistar o primeiro Oscar de sua história com Ainda Estou Aqui (Sony), o cinema brasileiro já sabe quais são os filmes aptos a concorrer por uma vaga na edição da premiação do ano que vem. A Academia Brasileira de Cinema anunciou no dia 14 de agosto os 16 longas-metragens que vão tentar a vaga de representante do Brasil no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional. A segunda fase dos escolhidos será na semana que vem.

9 - Bons números de “A Hora do Mal” e “Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda” ressaltam a diversidade de gêneros como destaque

Em uma semana mais diversa, os super-heróis continuaram lutando por bons números de espectadores e de bilheteria, mas também dividiram espaço com comédia, terror e filmes da Ásia. Os destaques foram para A Hora do Mal (Warner) e Sexta-Feira Mais Louca Ainda (Disney), que, somados, levaram mais de 400 mil pessoas aos cinemas nacionais. O período é relativo de 7 e 10 de agosto.

10 - Mares Filmes e Alpha Filmes fortalecem parceria e projetam crescimento com sete estreias até início de 2026

O mercado de exibição brasileiro deve ganhar fôlego extra nos próximos meses com a estratégia de codistribuição da Mares Filmes e da Alpha Filmes. As distribuidoras, que já conquistaram destaque em 2025 com Flow, vencedor do Oscar de Melhor Animação, agora projetam entregar sete lançamentos até fevereiro do ano que vem, contando com produções premiadas em festivais internacionais e títulos de forte apelo comercial. A expectativa é consolidar posição entre as dez maiores distribuidoras do país em market share.

Compartilhe:

  • 0 medalha