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16 Março 2016 | Vanessa Vieira

Diretora de marketing da Fox comenta trajetória profissional

Camila Pacheco atua na distribuidora há mais de 10 anos

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(Foto: Arquivo pessoal, Camila Pacheco)

Há 12 anos na Fox, assumindo nos últimos quatro anos a diretoria de marketing da distribuidora, Camila Pacheco é graduada em Comunicação Social pela ESPM com especialização em marketing e publicidade e pós-graduação em Gestão Cultural e Evento pela ECA-USP. A executiva aponta a capacidade de se reinventar como uma das habilidades mais necessárias ao profissional de marketing dentro do mercado de cinema.

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A própria Camila parece demonstrar isso em sua trajetória profissional, que começou na área de promoções da Refinações de Milho Brasil – RMB, empresa posteriormente incorporada pela Unilever. A diretora trabalhou também na agência Núcleo de Promoções, na qual atendia a Fox em sua divisão de home entertainment. “Quando comecei a trabalhar com a Fox e soube da disponibilidade de uma vaga na área de promoções para cinema, que era tudo o que sempre quis fazer, me candidatei. Passei pelo processo todo e entrei em maio de 2004 trabalhando tanto para a área de cinema como para a de home entertainment”, conta.

Mas a carreira da executiva continuou a mudar quando, em 2008, assumiu a área digital da Fox América Latina. Foi em 2012 que assumiu a função de diretora de marketing da distribuidora e, mesmo com uma trajetória repleta de mudanças, Camila afirma ser “abençoada”. “Nunca passei por um trabalho em que eu não gostasse ou não estivesse feliz, então não tive muita dificuldade, sempre tracei metas muito altas”. Para ela, o estabelecimento de metas altas funcionou como um motivador para sua atuação e a experiência com teatro a ajudou a falar e se posicionar melhor.

Inclusive é com a perspectiva de aprendizado constante que Camila enfrenta as mudanças constantes do mercado. “O cinema é muito apaixonante porque cada hora é um filme, é um público. É difícil enjoar. Tem hora que você não sabe se está como espectadora ou não, você acaba se envolvendo demais”, comenta.

Por conta da dinâmica do setor cinematográfico, a executiva aconselha os profissionais interessados na área a sempre se motivarem e se manterem atualizados. Para ela, o trabalho “tem que ser legal”, unir dedicação à paixão e divertimento.

Camila Pacheco contou sua trajetória em entrevista publicada na edição 21 da Revista Exibidor. Confira agora uma edição especial para o Portal Exibidor com algumas respostas da executiva na íntegra:

Qual foi o maior desafio enfrentado no mercado de trabalho?

Foi o Réveillon de Copacabana temático de Rio 2 porque era uma coisa que nunca tinha sido feita e é um evento de proporção gigantesca. Como organizar um evento para 2 milhões de pessoas? Foi um grande desafio chegar ao final e conseguir fazer. Teve a dedicação de todos os envolvidos: da Fox, da prefeitura do Rio e da Fox Los Angeles.

E o maior aprendizado?

Acho que você sempre aprende com as pessoas que você trabalha e é motivo de muito orgulho trabalhar na Fox, aprender com as pessoas que estão há mais tempo, aprender com quem já passou pela empresa, com o dia a dia e com a minha equipe. O mercado muda muito, tem sido um período de grandes mudanças e você viver isso in loco é um grande aprendizado. Antigamente o mercado era muito masculino e isso foi mudando. É muito legal ter as mulheres em postos de decisão, acho que dá um viés diferente.

Você escolheu o cinema ou o cinema lhe escolheu?

Eu acho que foram as duas coisas. Desde que me conheço por gente fui apaixonada por cinema, era a única das minhas amigas que subia na cabine de projeção para ver o filme rodando na cabine. Para mim, ir ao cinema é um templo, não é só o trabalho. Você fica ali completamente dentro da história. Quando teve a oportunidade de o cinema ser parte da minha profissão, virou o melhor dos mundos.

Eu ainda lembro daquela menininha que eu era em Campinas. A primeira vez que eu entrei em um estúdio da Fox, chorei copiosamente, parecia uma criança no parque de diversões porque eu nunca pensei em estar lá, que era possível chegar lá.

Confira também as trajetórias das executivas Andrea Puppo, da Cinemark; Beatriz Passos, da Moviecom; Beatriz Schimidt, do Espaço Itaú; e Bettina Boklis, da Cinemark.

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