Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / América Latina

04 Julho 2016 | Natalí Alencar

Argentina tem recorde histórico em bilheteria no primeiro semestre

Disney lidera o ranking e filme local teve papel fundamental

Compartilhe:

"Roteiro de Casamento" foi assistido por quase 2 milhões de espectadores (Foto: Disney)

O ano de 2015 foi um período próspero para o cinema em geral e para muitos parecia que 2016 não atingira as mesmas cifras, no entanto, o primeiro semestre tem mostrado um ano tão bom quanto o anterior.

Publicidade fechar X

O mês de junho na Argentina fechou com um aumento de 4,9% em relação ao ano passado. Foram mais de 5 milhões de ingressos vendidos no período. Os números somados aos resultados de março, abril e maio fizeram do primeiro semestre um recorde para o País.

Segundo dados da Ultracine, os primeiros seis meses tiveram um recorde histórico com 26.199.996 ingressos vendidos, o que representa um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior e uma marca não atingida desde 1997. Para se ter uma ideia, os anos de 2004, 2012 e 2013 ficaram abaixo dos 23 mil tickets para o mesmo período.

Parte desses números foram alcançados com Zootopia, que teve forte estreia em fevereiro; Roteiro de Casamento e Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (destaques de março); Mogli: O menino Lobo (Abril); Capitão América: Guerra Civil, em maio (até então, o primeiro quadrimestre já havia despontado como o período mais bem-sucedido desde 1997) e junho foi fechado com chave de ouro por Procurando Dory e Invocação do Mal 2. Todos esses superaram a marca de 1 milhão de espectadores.

O cinema argentino teve papel fundamental com Roteiro de Casamento, que teve público de quase 2 milhões, além de ter sido a estreia mais impactante de 2016 até agora. Outros seis longas locais passaram a marca dos 200 mil ingressos, liderados por El Hilo Rojo (682 mil entradas). No total, o cinema nacional foi responsável por 4 milhões de ingressos.

Se 2015 foi o ano da Universal, 2016 desponta como o ano da Disney, que mundialmente se aproxima de US$ 6,5 bilhões em renda, sendo do território argentino a marca de 11 milhões de tickets, o que representa uma fatia de 44% no mercado local. Dos dez filmes nacionais lançados com maior público, cinco foram distribuídos pelo estúdio e dos longas com maior público, incluindo os blockbusters, seis são da Disney.

Os filmes independentes também tiveram sua parcela de contribuição, com 12 produções ultrapassando 10 mil espectadores.

Foram lançados 82 longas-metragens entre janeiro e junho.

Somados a esses números, há ainda crescimento de salas e inaugurações, incluindo o cinema 4D no Multiplex Las Palmas del Pillar e Village Avalleneda, D-Box no Hoyts Abasto e Cinemark Malvinas, além do Cine París de Balcarce, Cines de la Costa e outros.

Compartilhe:

  • 0 medalha