Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estados Unidos

31 Janeiro 2017 | Vanessa Vieira

Festival de Sundance 2017 teve ciberataque e aquisição de conteúdo para serviços de streaming

Netflix e Amazon continuaram como as principais compradoras de conteúdos no evento

Compartilhe:

(Foto: Divulgação | Sundance)

Neste domingo (29), terminou o Festival de Sundance 2017 (Sundance Film Festival), realizado desde 19 de janeiro em Park City, no Estado de Utah, nos Estados Unidos. Foram exibidas 113 obras no evento.

Publicidade fechar X

Como em sua edição de 2016, o festival continua como vitrine para o cinema independente, principalmente o norte-americano, e foi marcado pela compra de conteúdo, liderada pela Netflix e pela Amazon. Entre os principais títulos adquiridos, a Netflix comprou o drama Mudbound, fora outros seis filmes, e a Amazon a comédia The Big Sick e o longa Crown Heights. O evento ainda contou com diversos materiais similares a documentários, porém em realidade virtual.

Durante o festival, uma das polêmicas foi o ciberataque sofrido pelo encontro, que forçou sua bilheteria a fechar durante 40 minutos em 21 de janeiro (sábado), porém as sessões não foram alteradas pelo crime. O ataque está sob investigação do FBI.

Representatividade e prêmios

A América Latina esteve representada pela presença do brasileiro Não Devore meu Coração! (que concorreu aos prêmios para filmes estrangeiros), o chileno Vida de Familia, o mexicano Sueño en otro Idioma e, pela primeira vez vindo da República Dominicana, Carpinteros. O longa brasileiro, por exemplo, recebeu apoio da ANCINE para ir ao festival, mas não ganhou prêmios nesta edição. Ainda sobre brasileiros, o cineasta Fernando Coimbra, de O Lobo Atrás da Porta, foi premiado pelo projeto do thriller Os Enforcados.

Os principais vencedores de Sundance foram a ficção I Don’t Feel at Home in this World Anymore e o documentário Dina, ambos norte-americanos. Dos filmes estrangeiros, os vencedores dos maiores prêmios foram a ficção The Nile Hilton Incident e o documentário Last Men in AleppoCall me By Your Name, da RT Features, também ganhou prêmio do público de Melhor Filme de Ficção. [Atualizada em 02/02/2017, às 12h40]

Compartilhe:

  • 0 medalha