Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

27 Março 2017 | Fábio Gomes

Na CinemaCon, executivo fala sobre abertura do mercado chinês e expansão do cinema no país

John Zeng, diretor da Wanda, explicou como a China tornou-se uma potência

Compartilhe:

John Zeng, Presidente da Wanda Cinema, falou sobre a expansão do mercado chinês (Foto: Ryan Miller/Cinemacon)

Consolidada como o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, a China tende a crescer cada vez mais e, durante a abertura da CinemaCon, John Zeng, presidente da Wanda e diretor do conselho da AMC, apresentou um estudo sobre as estratégias que tornaram o cinema chinês em uma potência.

Publicidade fechar X

O país asiático investiu pesado em cinema nos últimos anos e, enquanto os EUA teve um crescimento de 1,3% em telas, a China aumentou cerca de 30%, superando o país norte-americano com 41,7 mil contra 41,1 mil salas. Como os chineses começaram a criar a cultura de frequentar o cinema em tempos recente, as empresas investiram em venda de bilhetes online e, atualmente, esse mercado corresponde a 80% do comércio de entradas, contra 20% ao redor do mundo.

O executivo explicou que o país está cada vez mais aberto a receber materiais estrangeiros. Nos últimos três anos houve um crescimento gradual do espaço para produções de fora, sendo que em 2014 apenas 38% dos filmes não produzidos localmente foram exibidos e, em 2016, 50,7% de filmes importados chegaram ao público local.

“Ir ao cinema tornou-se um hábito. Mais telas continuam a ser criadas e, assim, há mais espaço para blockbusters”, afirmou John Zengh.

Com a abertura, nasceu um nicho diferente na China e espectadores começaram a procurar filmes com ação, criatividade e efeitos visuais. Sendo assim, longas como Warcraft e Resident Evil 6 tiveram uma arrecadação maior na China do que nos EUA, enquanto um sucesso como Procurando Dory contou com uma performance fraca em relação a lançamentos ao redor do mundo.

O mercado chinês está cada vez maior e, para ele, é importante que um lançamento estrangeiro entenda o mercado antes de se aventurar no país. É preciso focar na escolha do gênero, encontrar uma boa data de lançamento, trabalhar muito bem o Marketing (especialmente o online), realizando a distribuição entre os exibidores, e estabelecer parcerias com os maiores players locais.

Fox, GDC e homenagem

Além da palestra sobre a China, Andrew Cripps, presidente da Fox, falou sobre o sucesso de Logan, o quanto filmes ficaram mais caros por conta da pirataria e sobre o crescimento do mercado brasileiro.

Segundo o executivo, o país teve o maior crescimento de arrecadação, enquanto a Alemanha caiu 11,4%. Ao mesmo tempo, o público que teve um crescimento exponencial foi o mexicano.

A GDC também subiu ao palco para falar sobre suas novidades e Bill Neighbors, VP e GM da Pro Audio DTS, explicou que um em cada três cinemas do mundo usam soluções da empresa.

O grande destaque da manhã foi David Seargeant, CEO da Event Hospitality and Entertainment, que recebeu o CinemaCon Triumph Award, que é dado apenas em circunstâncias especiais. O executivo foi um dos responsáveis a lançar o movimento que criou os cinemas premium. “Estou muito honrado em receber esse prêmio especial”, afirmou.

A Cinemacon será realizada entre os dias 27 e 30 de março em Las Vegas e conta com cobertura especial do Portal Exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha