Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

21 Setembro 2017 | Natalí Alencar

Iniciativa da ETC Filmes e Derdic exibe "Emoji" com recursos de acessibilidade

Sessão ocorreu em São Paulo, nessa quarta (20)

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Uma iniciativa da ETC Filmes e Derdic em parceria com a Sony Pictures e a Rede Cinemark resultou na primeira exibição no Brasil de um longa-metragem com todos os recursos de acessibilidade de conteúdo disponíveis no País (audiodescrição, legendas descritivas e LIBRAS).

Publicidade fechar X

A sessão de Emoji - O Filme foi realizada na última quarta-feira (20) no complexo da Cinemark no Shopping Santa Cruz (SP) e lotou a sala com crianças com alguma necessidade especial auditiva ou visual, acompanhadas de seus pais.

Além das legendas descritivas que ficam disponíveis para leitura, assim como em produções legendadas, a sala contou com dois painéis posicionados lateralmente ao lado da tela em que a linguagem LIBRAS aparecia no momento em que havia alguma fala. Já a audiodescrição ficou disponível em conjunto com o áudio do filme.

Segundo os organizadores, o evento tem por objetivo marcar a importância do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído por iniciativa de movimentos sociais em Encontro Nacional, em 1982. A data é celebrada todos os anos como um momento de reflexão e busca por novos caminhos e por formas de divulgar a luta pela inclusão social.

Thais Ortega, coordenadora de acessibilidade da ETC Filmes reforçou o posicionamento da empresa em relação ao assunto.

“Muitas pessoas gostam de filmes e de vir ao cinema, mas infelizmente ainda não é acessível para todos. Porém, temos uma boa notícia, que é a lei em andamento, que a partir de novembro de 2017, todos os filmes que passam no cinema vão ter recurso de acessibilidade. Todos os filmes, em todas as seções deverão ser acessíveis. A ETC vem produzindo esses recursos para que todas as sessões sejam acessíveis. Já fizemos para mais de 100 filmes, sempre pensando na qualidade desses materiais e tendo como foco o empoderamento do público”, disse.

Após o longa, crianças e pais saíram satisfeitos por tomarem ciência não só da lei que entrará em vigor em breve (veja mais abaixo), bem como por saberem que agora os filhos podem ir ao cinema de maneira mais independente. Enquanto isso, os exibidores apertam o passo na busca por soluções.

A ETC preparou um vídeo para mostrar como foi a ação:

Confira alguns depoimentos, em breve. Confira a galeria de fotos.

A exibição de Emoji integra a programação oficial da III Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, organizada pela FUNDASP, por meio da Divisão de Recursos Humanos e DERDIC, entre 20 e 21 de setembro. A programação é realizada em todos os Campus da PUC-SP (São Paulo e Sorocaba), a participação é gratuita e conta com encontros, palestras, rodas de conversas, atividades sociais, culturais e apresentações.

Compartilhe:

  • 0 medalha