Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

28 Setembro 2017 | Fernanda Mendes

ANCINE organiza encontros com exibidores durante a Expocine

Roberto Lima, diretor da agência, falou sobre a aproximação da instituição com o mercado exibidor

Compartilhe:

Confira a entrevista com o diretor Roberto Lima (Foto: ANCINE)

Com um espaço na Expocine, a ANCINE quer se aproximar mais dos exibidores. Em entrevista ao Portal Exibidor, o diretor Roberto Lima falou sobre os encontros que a agência está promovendo com o mercado durante o evento.

Publicidade fechar X

Observando que as normas vigentes da agência não conseguiram auxiliar totalmente o mercado exibidor, uma das primeiras decisões do diretor foi rever as instruções normativas da ANCINE para a exibição em 2014. “Agora criamos uma nova norma que revoga as outras existentes e cria uma diferente”, explicou.

Durante a Expocine a ideia é incentivar os exibidores a entrarem nas consultas públicas, o que é uma maneira também da ANCINE ver o que o mercado está pensando. Antigamente, Lima contou que apenas os produtores e distribuidores conseguiam enxergar meios de captar recursos por meio das leis normativas. Agora, a ideia é auxiliar também os exibidores que só tinham o PAC como incentivo para os pequenos empreendedores e o BNDES como meio de incentivo para os empresários grandes. “A ideia é preencher esse meio. Para nós como política pública é muito importante ter essa diversidade no mercado”, contou.

No entanto, o diretor lamenta que ainda haja pouco relacionamento entre exibidores e a agência, afirmando que sempre pede para os exibidores “encherem o saco mesmo” e procurarem o auxilio deles.

Quanto ao RECINE, um assunto delicado atualmente, o executivo disse que é um meio importante para a agência e de relevância crucial para a digitalização do parque exibidor. “É um incentivo que não pode acabar”.

Público

Com tantos debates em relação à concorrência com o streaming, o planejamento de todos os segmentos do mercado é crucial para levar ainda mais o público aos cinemas. Lima explicou que em outro países exibidores, produtores e distribuidores se unem para realizarem lançamentos que atraiam público que lotem as salas de cinema. Como tentativa disso acontecer, a ANCINE pontualmente promove estas reuniões.

Outra maneira que o diretor indicou para alavancar ainda mais a exibição é o lançamento de filmes focados em nicho. “O cinema é um local perfeito para nicho, mas isso ainda falta isso no Brasil”. Para 2018, a ANCINE já prepara diversos mecanismos de incentivo para a exibição.

Sobre a Expocine, Lima enfatizou a importância do evento para trocar informações entre os exibidores e analisar os novos negócios do mercado. “O evento cresceu muito rápido e atingiu uma grande relevância”.

Confira a programação da agência para os dois últimos dias da Expocine:

Dia 28 – ANCINE conversa

11h às 12h – Linha de crédito e investimento – perspectivas

15h às 16h – Cota de Tela: dúvidas e sugestões

17h às 18h – PAR Exibição: dúvidas e sugestões

Dia 29 – ANCINE conversa

11h às 12h - PAR Exibição: dúvidas e sugestões

13h às 14h - Sistema de Controle de Bilheteria (SCB) – tire suas dúvidas

Confira a cobertura completa do primeiro e do segundo dia

Compartilhe:

  • 0 medalha