Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Reconhecimento

06 Março 2018 | Fernanda Mendes

Premiações que antecederam o Oscar destacam filmes de arte e o pior longa do ano

Neste fim de semana aconteceram o César Awards, Spirit Awards e o Framboesa de Ouro

Compartilhe:

Penélope Cruz recebe homenagem no César Awards (Foto: César Awards)

Além da cerimônia do Oscar 2018, este fim de semana também contou com outras premiações do mundo do cinema.

Publicidade fechar X

No César Awards, que homenageia longas franceses, o grande vencedor foi 120 Batimentos por Minuto (Imovision), título que tem como temática o movimento de ativistas franceses com AIDS. Fora da corrida ao Oscar, no evento europeu o filme levou seis prêmios: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (para Antoine Reinartz), Melhor Ator Revelação (para Nahuel Pérez Biscayart), Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.

Concorrendo a 13 categorias, Au Revoir Là-haut (sem distribuidora confirmada) levou cinco prêmios, sendo um deles de Melhor Direção para Albert Dupontel. Já O Pequeno Fazendeiro (sem distribuidora confirmada), foi representado no palco por Swann Arlaud que foi o destaque de Melhor Ator. Jeanne Balibar levou o prêmio de Melhor Atriz por Barbara (sem distribuidora confirmada), cinebiografia de uma cantora francesa de mesmo nome.

Uma novidade deste ano é que a Academia Francesa das Artes e Técnicas do Cinema, reconheceu o filme francês que mais vendeu ingressos em 2017. O destaque foi para Uma Agente Muito Louca (California), de Dany Boon, que fez US$ 33,3 milhões no país. Nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Filme Estrangeiro os premiados foram Eu Não Sou Seu Negro (Imovision) e Sem Amor (Sony), respectivamente.

Ainda, o evento, que aconteceu em Paris, também entregou um prêmio de honra para Penélope Cruz pelo seu trabalho durante toda a carreira. “Não vou questionar a legitimidade deste reconhecimento. Somente vou me alegrar com todo meu coração”, disse emocionada.

América

No Spirit Awards, que aconteceu em Los Angeles no dia 3, Corra! (Universal) levou os principais prêmios da noite: Melhor Filme e Melhor Diretor (Jordan Peele). Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o filme distribuído pela Imovision no Brasil, Uma Mulher Fantástica (Chile) levou a melhor, antecedendo o que também aconteceria no Oscar deste domingo, dia 4.

Frances McDormand e Sam Rockwell, de Três Anúncios Para Um Crime (Fox), ganharam nas categorias Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante. Ambos, aliás, também foram os vencedores nas mesmas categorias do Oscar 2018.

Lady Bird: A Hora de Voar (Universal) levou o prêmio de Melhor Roteiro para Greta Gerwig. Ainda, Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome / Sony) venceu como Melhor Ator e Allison Janney (Eu, Tonya / California) como Melhor Atriz Coadjuvante. Visages, Villages (Imovision) foi eleito Melhor Documentário. [Atualizado às 16h25, em 13/03/2018) 

Piores filmes de 2017

Tradicionalmente, o Framboesa de Ouro elegeu um dia antes do Oscar os piores títulos do ano. Desta vez, o filme da Sony, Emoji: O Filme foi quem levou o “grande” troféu de Pior Filme. Ainda, o título também ganhou os destaques de Pior Roteiro Original, Pior Combinação na Tela e Pior Diretor (Tony Leondis).

Cinquenta Tons Mais Escuros (Universal) ganhou como Pior Sequência e Pior Atriz Coadjuvante (Kim Basinger). Já Mel Gibson foi eleito o Pior Ator Coadjuvante em Pai em Dose Dupla 2 (Paramount). Os prêmios de Pior Atriz e Pior Ator foram para Tyler Perry (Boo! 2: A Medea Halloween) e Tom Cruise em A Múmia (Universal).

Ainda, a premiação fez uma categoria especialmente para homenagear Baywatch – S.O.S Malibu (Paramount). O ator Dwayne Johnson, que protagoniza o título, inclusive respondeu em sua página no Twitter. “O bacana é que o filme é tão ruim que precisaram criar uma nova categoria. Olhe, nós fizemos Baywatch com a melhor das intenções, esta não era a proposta, mas eu humildemente aceito o meu Framboesa”, brincou.

Compartilhe:

  • 0 medalha