Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamentos

21 Março 2018 | Fernanda Mendes

Novo filme da Downtown/Paris quer criar relação com fãs da cultura pop

“O Doutrinador” é baseado na história de um anti-herói que mata políticos corruptos

Compartilhe:

O personagem de Doutrinador (Foto: Aline Arruda)

Com previsão de estreia para setembro de 2018 – um mês antes das eleições para presidente do Brasil - o filme O Doutrinador promete colocar em cheque a revolta da população brasileira contra os políticos corruptos. Baseado na HQ de Luciano Cunha, o filme mostra um agente federal altamente treinado que, após uma tragédia, vira “O Doutrinador” toda noite para assassinar os homens do poder.

Publicidade fechar X

Produzido pela Paris Entretenimento, as gravações do longa devem terminar em 30 de março e, para divulgar o projeto, jornalistas foram convidados a visitar o set de filmagem em São Paulo (SP). O ambiente, aliás, estava tomado pela empolgação de todos os envolvidos que afirmaram ser uma experiência inovadora gravar um filme de ação no Brasil.

Fábio Mendonça, que assina a codireção, também reforçou que a adaptação de uma HQ para as telonas é “um prato cheio”. A estética cinematográfica estará recheada de posicionamentos de câmera, luzes coloridas e as famosas lentes angulares, que costumam “deformar” a imagem. Aliás, muitas vezes as cenas do filme podem se confundir até mesmo com o próprio desenho.

Quadrinhos

Criada em 2008, a HQ explodiu nas redes sociais em meio aos protestos contra corrupção política que vieram à tona em 2013. Segundo Luciano Cunha, a ideia era externalizar a revolta contra a classe política por meio de um “anti-herói” que, na fantasia, realiza o que a maioria gostaria de fazer. Agora, indo para as telonas, a comparação com as criações da Marvel e DC são inevitáveis. “Queremos inaugurar uma nova relação dos amantes da cultura pop com o cinema nacional”, comenta.

Kiko Pissolato, ator que interpreta o protagonista, mostrou-se visivelmente apaixonado pelo projeto e fez questão de reforçar que, apesar do pano de fundo político, o filme é “puramente de entretenimento”, pois é imparcial quanto a partidos políticos ou figuras conhecidas do público. Na HQ, por exemplo, os políticos, apesar de não terem os nomes explícitos, são bastante identificáveis, mas no filme o grande vilão é a “corrupção em si”.

Para fugir ainda mais das referências à realidade, a cidade do filme também é fictícia e se chamará Santa Cruz, comparada até mesmo com a Gotham City de Batman. Outros fatores que dão um ar de fantasia para a produção é a violência e a força do Doutrinador, que chega até a fazer uma flexão com apenas três dedos da mão apoiados no chão.

Gabriel Wainer, um dos criadores do projeto e também roteirista, finalizou o evento reforçando o incentivo que querem dar para a indústria criativa do Brasil. “As pessoas estão sedentas por produções brasileiras, seja no cinema, na música, livros, quadrinhos. Viemos para brigar forte e abrir portas para os talentos da HQ”.

No elenco do filme, também estão Marília Gabriela, Eduardo Moscovis e Tuca Andrada. A distribuição será da Downtown/Paris Filmes.

Outros projetos

A história de O Doutrinador também irá para a televisão como uma série do canal a cabo, Space. A produção televisiva está sendo gravada em conjunto com o filme e deve estrear em fevereiro de 2019. Apesar de ser a mesma história, na TV o enredo de sete capítulos focará em outros personagens, além do protagonista. O projeto também tem planos para virar um game.

Além de O Doutrinador, outro longa brasileiro recente também foi inspirado em uma HQ. Motorrad, da Warner Bros., teve lançamento nesta quinta-feira, dia 1, e é baseado nos quadrinhos de Danilo Beyruth.

Veja a galeria de fotos da visita do Portal Exibidor no set de O Doutrinador.

Compartilhe:

  • 0 medalha