Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

09 Agosto 2018 | Roberto Sadovski

Academia muda drasticamente regras para a próxima festa do Oscar

Categoria para “melhor filme popular” causou polêmica

Compartilhe:

(Foto: Abb Takk)

Mudanças nas regras do Oscar não são novidade, mas poucas foram tão radicais quanto as anunciadas pela Academia já para a próxima cerimônia. Em reunião que reelegeu seu presidente, John Bailey, para mais um ano de mandato, o conselho da entidade que comanda a premiação mais importante do cinema alterou alguns processos que podem ter impacto profundo na escolha dos filmes indicados a cada ano – além de mexer com a estrutura da própria festa. Algumas medidas são benéficas, como a redução da cerimônia para 3 horas. Outras, como a inclusão de uma categoria para “melhor filme popular”, não foram bem aceitas pela comunidade cinematográfica.

Publicidade fechar X

A pergunta que artistas e executivos do mercado levantaram em suas redes sociais foi exatamente o que seria um “filme popular”. Historicamente, produções de maior êxito comercial sempre caminharam ao lado de filmes de menos apelo comercial, dividindo a atenção dos votantes. Moonlight, vencedor dois anos atrás, não teve os mesmos números de O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, consagrado na festa de 2004, mas ambos foram nivelados artisticamente quando escolhidos como melhor filme. Seguindo esse raciocínio, será que Pantera Negra, um dos maiores fenômenos do ano, precisaria ser reduzido a um prêmio por sua popularidade, mesmo com chances de concorrer na categoria principal?

Manter a festa em uma transmissão de três horas também significa que algumas premiações mais técnicas e menos festejadas, como a que celebra os curtas ou destaca edição de som, seriam entregues durante o intervalo comercial, com um resumo do discurso dos vencedores sendo integrado à cerimônia. Muitos produtores independentes enxergaram na mudança uma redução de seu espaço em um palco visto por milhões de pessoas em todo o planeta.

A pressão para que a Academia anunciasse mudanças veio da ABC, que transmite a entrega do Oscar, e teve origem comercial. A audiência da festa vem caindo a cada ano, e a emissora busca medidas para popularizar o evento e atrair mais patrocinadores. As regras para conduzir as mudanças ainda não foram definidas, mas devem entrar em vigor já para a próxima cerimônia, a ser realizada em 24 de fevereiro de 2019. Para o ano seguinte, a festa foi antecipada em duas semanas, sendo realizada em 9 de fevereiro de 2020.

Compartilhe:

  • 0 medalha