Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pesquisa

11 Outubro 2018 | Thais Lemos

Estudo mostra sensações do espectador ao assistir filmes

“Raio X do Filme” mostra porque o espectador prefere assistir filmes em casa

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Globosat e o Telecine lançaram um estudo inédito chamado “Filmes e Séries: O Protagonismo do Tempo”, na plataforma Gente, nova ferramenta do grupo Globosat que faz curadoria de dados sobre o comportamento do consumidor brasileiro. A pesquisa, que foi realizada com 80 pessoas e dois especialistas em São Paulo, mostra como as pessoas percebem o papel de cada conteúdo de entretenimento em sua rotina. Um dos objetivos do estudo é dividir os conteúdos, que podem virar insights que possibilitam construir uma estratégia mais assertiva por parte das empresas de entretenimento.

Publicidade fechar X

“Enquanto a vida não para, o filme proporciona uma pausa na correria do dia a dia. Ele é capaz de nos conectar a uma história com começo, meio e fim. Bem diferente da imprevisibilidade da vida, tudo se conclui em cerca de duas horas. O filme representa uma viagem para outra dimensão. Mas o que é essa fuga da realidade?”, mostra o estudo.

Segundo Miguel Jost, pesquisador especializado em políticas públicas para cultura, a resposta para essa pergunta é “a importância de criar um intervalo de tempo e espaço dentro dessa rotina programada que vivemos. É se permitir afetar por experiências que estão fora do mundo real que consome nosso tempo e determina nosso espaço no mundo. Em termos de linguagens artísticas, são o cinema e a música que ocupam espaço mais relevante na indústria de entretenimento global. Essas duas linguagens são meios pelos quais milhões de pessoas se permitem deslocar da realidade no sentido mais opressivo que esta lhe impõe.”

Por meio das entrevistas, o estudo chegou a conclusão que o filme se dá como um evento e a série como uma rotina. Isso acontece, porque em uma sala de cinema é comum perder a noção do espaço e tempo, enquanto na série, o final de uma temporada é algo indesejado por conta de um vínculo nutrido pelos personagens.

Durante o filme, normalmente no fim de semana, o espectador está acompanhado de alguém que se gosta, em um lugar específico, como no cinema ou em um canto confortável do sofá, e também prepara a experiência com comida, luz certa, conforto, além de instigar emoções mais afloradas. Enquanto as séries podem ser assistidas aos fins de semana, mas também durante o cotidiano e normalmente sozinho, por conta do tempo.

Outro ponto de comportamento do espectador, mostra que ao assistir um filme ele consegue fugir da realidade, onde há uma ruptura da rotina. Depois, a concentração e relaxamento se apresentam como um momento de pausa no dia, induzindo ao corpo e mente a se conectarem completamente às narrativas apresentadas.

O filme também significa união, uma vez que você pode assistir acompanhado com quem gosta, dedicando tempo a socialização, seja com a família, amigos ou relacionamento afetivo, expressando emoções e trocando opiniões. Além disso, assistir a filmes demanda tempo e espaço, seja na sua casa ou em alguma sala de cinema, pois a maioria das pessoas evitam assistir filmes em situação de locomoção.

Por fim, a avaliação mostra que a preferência dos espectadores é assistir filmes em casa,por conta do conforto, como evitar transito, filas e usar roupas confortáveis; da intimidade, de poder reagir à história; da liberdade, de poder controlar, pausar e assistir a qualquer momento; e dois meios que a história pode ser assistida, como na TV, computador e até no celular.

Confira o estudo completo na plataforma Gente.

Compartilhe:

  • 1 medalha