Exibidor

Notícias / Expocine / Cinema Nacional

26 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Coproduções da Globo Filmes se destacaram em 2021 e prometem fazer bonito nos cinemas este ano

“Turma da Mônica – Lições”, “Marighella” e “Eduardo e Mônica”, coproduzidos pela Globo Filmes, têm se destacado nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Desde a reabertura dos cinemas, após o período de fechamento das salas durante a pandemia, o cinema nacional vem conquistando seu espaço em meio a grandes lançamentos internacionais que estavam “represados” até então. E o público brasileiro tem mostrado que estava sentindo falta de se ver nas telonas, já que alguns filmes nacionais têm estado constantemente entre os 10 filmes mais vistos nas salas de cinema de todo o Brasil – no último final de semana, inclusive, tivemos três produções brasileiras nessa lista.

Em comum, os filmes que têm se destacado são frutos de coproduções de produtoras nacionais com a Globo Filmes. A empresa, que tem papel significativo no audiovisual brasileiro nos últimos 20 anos, desde que foi criada, tem um sólido processo de seleção de obras para coprodução, acompanhamento criativo, até o plano de mídia de lançamento, já pensando em todo ciclo de vida de cada produção, do cinema até as demais janelas de exibição do grupo Globo. “Nossos projetos visam comunicar e alcançar muita gente, mas sem deixar de fazer pensar e perder a ternura. Nós já trabalhamos com mais de 450 filmes, queremos potencializar a janela de cinema e fortalecer a cultura brasileira ampliando sua visibilidade”, disse Simone Oliveira, Head da Globo Filmes em sua participação na Expocine 2021.

A Globo Filmes recebe cerca de 300 projetos anualmente, já formatados com roteiro e planos de recurso, para serem analisados e selecionados. Até a fase final, de chegar às salas de cinema, há um longo caminho de parceria entre eles e a produtora independente, além do plano de marketing que garante “vida longa” às produções, que após a exibição nos cinemas, costumam ir para o streaming do grupo e, depois, para os canais de TV aberta. Entre 2020 e 2021, foram lançados 55 coproduções da Globo Filmes no cinema, entre ficções e documentários.

Em 2021, mesmo com as dificuldades do setor audiovisual, algumas coproduções da Globo Filmes tiveram bons destaques nas salas de cinema de todo o país. Alguns filmes tiveram resultados mais discretos, como Veneza, de Miguel Falabella, L.O.C.A., de Cláudia Jouvin e Dois + Dois, de Marcelo Saback, lançados em períodos difíceis, já outros tiveram resultados mais expressivos, como Doutor Gama, de Jeferson De, que chegou inclusive a ser selecionado para exibição no maior festival de cinema negro do mundo, o American Black Film Festival, ocorrido em novembro nos Estados Unidos. Outras coproduções do grupo também foram bem para os padrões de 2021, como O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho e Um casal inseparável, de Sérgio Goldberg.

Produções nacionais em destaque

Mas o grande lançamento do cinema nacional em 2021, foi o aguardado primeiro filme dirigido por Wagner Moura: Marighella. A coprodução entre a O2 Filmes e a Globo Filmes, estreou no Festival de Berlim de 2019, mas só chegou às salas de cinema brasileiras em novembro de 2021. Dada a expectativa do público em torno do filme sobre o mítico personagem e os entraves para o filme chegar aos cinemas, o filme foi um sucesso de público. Marighella foi a maior bilheteria nacional de 2021, segundo dados da Comscore. O longa de Wagner Moura levou 318,2 mil pessoas aos cinemas nas 10 semanas em que ficou em cartaz.

Lançado no finalzinho de 2021, o maior sucesso nacional nas telonas desde a reabertura dos cinemas na pandemia é Turma da Mônica – Lições, de Daniel Rezende é uma coprodução da Biônica Filmes e Globo Filmes. Em quatro semanas de exibição, o segundo longa da turminha já arrecadou um total de 10,8 milhões, sendo que desde sua estreia sempre está entre os 10 filmes mais assistidos. Os filmes da Globo Filmes lançados neste início de ano também sinalizam que o ano pode ser bom para os filmes nacionais nas telonas: Juntos e Enrolados em duas semanas em cartaz já arrecadou R$ 2,88 milhões e levou mais de 160 mil pessoas aos cinemas. Outra boa estreia é a comédia romântica Eduardo e Mônica, que em seu primeiro final de semana fez R$ 1,7 milhões e teve público de 85 mil.

Ainda para as próximas semanas, a Globo Filmes tem previsto o lançamento nas salas de cinema das seguintes produções Tô Ryca! 2 (03/02) e O Pai da Rita (10/03). Em 2022, a previsão da empresa é de lançar 30 filmes de ficção de diversos gêneros. Desde grandes comédias como Tô Ryca 2, O Palestrante, Os Suburbanos, Bem-Vinda à Quixeramobim, passando pelos infantis: Pluft, o FantasminhaDPA3 - Uma aventura no fim do mundo e Perlimpse dramas aguardados como Medida Provisória, A Viagem de Pedro e Grande Sertão: Veredas. Além de alguns projetos em fase de pré-produção que poderão ser lançados ainda este ano. 

A Globo Filmes segue ainda com a forte parceria com GloboNews, Canal Brasil e Globoplay para documentários. O gênero se fortaleceu bastante nos últimos anos e hoje, a empresa tem uma carteira com cerca de 50 projetos em diversas fases de produção. Dentre os próximos lançamentos estão O Marinheiro das Montanhas, do Karim Aïnouz, exibido em Cannes no ano passado, Elza, de Eryk Rocha, que acompanhou a cantora nos últimos sete anos e Raoni II: o grito da selva, de Jean-Pierre Dutilleux e Alexandre Bouchet.

Compartilhe: