Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

08 Maio 2020 | Fernanda Mendes

Em entrevista à CNN, Regina Duarte deixa ainda mais incertezas para o futuro da Cultura

Reportagem gerou repercussão negativa nas redes sociais

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

Ontem (7), em entrevista cheia de polêmicas à CNN, a Secretária Especial de Cultura, Regina Duarte, afirmou que na próxima semana o Comitê Gestor do FSA deve se reunir. Lembrando que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) já acumula mais de R$ 724 milhões que estão parados desde 2018.

Publicidade fechar X

O FSA pertence ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) e seus recursos vêm principalmente da arrecadação da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Todo o produto — conteúdo audiovisual, as empresas, as teles, as TVs — pagam esse imposto e, a partir dele, as produções audiovisuais são realimentadas.

No fim do ano passado, o então Secretário da Cultura, Roberto Alvim, havia aprovado o Plano Anual de Investimento de 2019 com recursos do FSA, mas nada foi liberado desde então.

Diversas entidades representativas já tentaram dialogar com Regina Duarte demonstrando a urgência em liberar esses recursos para auxiliar os trabalhadores do setor. Laís Bodanzky da Spcine, Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e Leonardo Edde do Sicav (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual), são alguns dos nomes que já fizeram seu apelo à Secretária. Na entrevista de ontem, Duarte afirmou que esta é uma tarefa da Ancine e que depende do Comitê Gestor.

Recentemente a Ancine apresentou algumas medidas para ajudar a mitigar o impacto do Covid-19 na indústria do audiovisual, mas ainda nada é definitivo, justamente pela dependência do Comitê, que não se reúne desde o fim do ano passado.

Regina também afirmou que suas dificuldades em gerir a Secretaria são apenas burocráticas, negando qualquer desentendimento entre ela e o presidente Jair Bolsonaro. A atriz ainda anunciou que em breve será oficializada a reestruturação dos ministérios da Cidadania e do Turismo, passando a Secretaria para o Turismo, definitivamente.  

Entre os avanços que a atriz comemorou na sua gestão está a publicação da Instrução Normativa que dá mais flexibilidade para procedimentos de captação, execução, prestação de contas e avaliação de resultados de projetos culturais financiados por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, o PRONAC. Além disso, também pediu que as pessoas esperem 100 dias para avaliarem a sua administração.

Repercussão

A entrevista de Regina Duarte trouxe à tona a incerteza do mercado sobre o que de fato está sendo realizado em sua gestão, principalmente no cenário urgente que o setor audiovisual e cultural se encontra, com gravações, espetáculos e eventos sendo cancelados.

Durante a reportagem, a equipe da CNN veiculou um vídeo da atriz Maitê Proença exigindo um posicionamento de Regina Duarte sobre esta situação. Regina não quis assistir ao vídeo e pediu para parar a entrevista.

Diversas figuras públicas se pronunciaram nas redes sociais sobre o ocorrido. “Uma pessoa que aceita assumir a Secretaria de Cultura está aceitando trabalhar para o povo, isso significaria escutar TAMBÉM os lados que pensam diferente da senhora e colocar sua posição sobre a questão. Se recusar a ouvir uma opinião contrária logo depois de enaltecer os tempos de ditadura me causa muito medo”, escreveu a cantora Anitta.

O autor de novelas da TV Globo, Walcyr Carrasco, também foi direto: “Fiquei chocado quando na entrevista você simplesmente achou normal as mortes e chancelou a ditadura. Dói mais e mais vê-la assim. Que aconteceu com você, Regina?”.

“A secretária de cultura reapareceu nervosinha e áspera, como seu chefe faz, boa aluna, não? Como se ninguém tivesse direito de cobrar. Cargo público, quem paga é a população, eles esquecem desse detalhe. Nos devem satisfações sim!”, escreveu a cantora Zélia Duncan.

Compartilhe:

  • 0 medalha