Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inovação

30 Setembro 2020 | Fernanda Mendes

Produtora traz ao Brasil solução de cenário virtual com painéis de LED

Solução vem sendo colocada em prática em outros países e foi consolidada pela série “The Mandalorian”

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A produtora curitibana Oger Sepol lança no mercado brasileiro a solução V-Canvas que oferece tecnologia para criar cenários virtuais na produção audiovisual de séries, filmes e peças publicitárias.

Publicidade fechar X

A solução envolve painéis de LED da Leyard Plannar, além de uma plataforma de programação de jogos (Unity Engine), que ao serem adicionados sensores no estúdio e na câmera, possibilitam que as imagens nos painéis de LED sejam ajustadas em tempo real, podendo alterar luz, profundidade de campo, reflexo, cor etc. Os cenários podem ser oriundos de uma criação 3D ou de um ambiente que foi escaneado.

“Essa solução já vem sendo colocada em pratica há uns três anos, principalmente nos Estados Unidos. A série do Disney +, ‘The Mandalorian’, foi um grande divisor de águas na propagação do cenário virtual com o uso dos painéis de LED, a produção conseguiu sedimentar o uso e ver o quão amplo pode ser”, explica o diretor da Oger Sepol, Diego Lopes.

O interessante desta nova técnica é que o fluxo de trabalho se assemelha muito com o de animação, pois permite que a pós-produção seja feita simultaneamente com a pré-produção. A Oger Sepol vem estudando esse ‘workflow’ há quatro meses para entender a melhor maneira de funcionamento dentro de uma produção audiovisual. “Exige um grau de refinamento na pré-produção que dá menos margem para resolver problemas na pós-produção, o que muitas vezes encarece o orçamento final”, ressalta.

Além disso, a solução também promove uma imersão dos atores e equipe, já que podem visualizar uma cena quase finalizada durante as filmagens ou assim que terminarem o set, proporcionando um maior nível de liberdade criativa a todos os envolvidos.

“É diferente do ‘fundo verde’ em que a toda construção do cenário é feita depois, nesse caso o resultado é imediato. Isso abre um leque muito interessante na direção de fotografia e na direção de arte onde não há nenhuma limitação criativa, e ainda faz um mix de elementos reais e virtuais. Nesse momento pandêmico, será possível ter um processo de criação dentro do estúdio sem limitações, poderá recriar absolutamente qualquer cenário, dentro desse ambiente controlado. Além disso permite uma redução de equipe, já que muito do trabalho pode ser feito remotamente e de maneira efetiva”, explica Lopes.

Na próxima semana, a tecnologia será montada em São Paulo para receber produtoras interessadas em conhecer o V-Canvas. Lopes espera que o mercado possa assimilar todas essas novidades, além de entender os custos. “O que eu acho fascinante é que não é uma tecnologia focada só na pandemia, ela vem como uma solução que soma com as outras já existentes e que tende a se consolidar no futuro. As produtoras poderão recriar cenários sem precisarem fazer viagens para outros países, por exemplo. Realmente começa a entrar em um ambiente onde a liberdade de criação fica muito grande”.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 1 medalha