04 Julho 2025 | Redação
Sucessos de bilheteria, Show de Inverno e novidade no mercado foram os destaques do Portal Exibidor em junho
Mês foi marcado, sobretudo, pela cobertura completa de um dos mais importantes eventos voltado ao mercado no Brasil
Compartilhe:

Metade do ano já ficou para trás e o último mês do primeiro semestre teve destaques variados no Portal Exibidor. O ranking das dez notícias mais lidas contou com nossa cobertura completa do Show de Inverno, considerado um dos eventos mais importantes para a indústria realizado no Brasil, nossas tradicionais análises de bilheterias, que evidenciaram o ótimo momento dos nossos cinemas e arrancaram sorrisos do exibidores, além de novidades no mercado e tendências de consumo do público. Blockbusters como Lilo & Stitch (Disney) e Como Treinar o Seu Dragão (Universal), entre outros, foram os grandes destaques das análises em um mês em que foram vendidos mais de 7 milhões de ingressos no Brasil.
Além de consolidar o live-action da Disney como a maior bilheteria do ano no país, com mais de 9 milhões de ingressos vendidos, junho também viu Como Treinar o Seu Dragão fazer a terceira maior abertura de 2025 e presenciou um final de semana espetacular, onde mais de 2 milhões de ingressos foram vendidos. Além disso, o retorno da distribuidora Filmes do Estação ao mercado, uma pesquisa inédita sobre as preferências dos adolescentes ao escolherem um filme e as campanhas de marketing feitas pela Warner e pela Universal, assunto que cada vez ganha mais relevância entres os leitores do Portal Exibidor, para os lançamentos de F1: O Filme e M3GAN 2.0 também estiveram entre os maiores acessos do mês.
Por fim, como não poderia deixar de ser, nossa cobertura completa in loco da 16ª edição do Show de Inverno foi um dos maiores sucessos de audiência. Os leitores puderam acompanhar os detalhes das apresentações de cada uma das 20 distribuidoras que se apresentaram, incluindo apostas, novidades e detalhamentos de campanhas de marketing, além de sentirem o clima de otimismo para o cinema nacional, com grandes lançamentos.
(Re)leia o que esteve em destaque no Portal Exibidor em junho:
Cada novo lançamento nos cinemas é um novo motivo para os exibidores brasileiros sorrirem e, no final de semana entre os dias 12 e 15 de junho, não foi diferente. O live-action de Como Treinar o Seu Dragão (Universal) fez uma abertura acachapante com 1,04 milhão de ingressos vendidos entre quinta-feira e domingo e, com o auxílio de outros blockbusters, como Lilo & Stitch (Disney), Bailarina (Paris Filmes) e Missão: Impossível - O Acerto Final (Paramount), o público total somou 1,97 milhão de espectadores nas salas escuras de todo o país.
2 - Show de Inverno encerra edição de 2025 com otimismo e apresentações de duas majors
Após dois dias intensos, a 16ª edição do Show de Inverno chegou ao fim no dia 5 de junho com a apresentação de dez distribuidoras, incluindo Paramount e Sony. Contando com a participação de 20 players do mercado, o evento foi inundado por produções nacionais e, assim, foi encerrado com um clima de muito otimismo para o cinema brasileiro.
O segundo dia do Show de Inverno contou com o cinema nacional como um dos destaques das apresentações. As distribuidoras independentes deram o tom dos anúncios das novidades que, além de grandes lançamentos, contaram com a celebração de parcerias e a revelação das datas de estreias de produções que são ansiosamente aguardadas pelo público. Elo Studios, O2 Play, Imagem Filmes, Paris Filmes, Downtown Filmes, Vitrine e Manequim Filmes, Diamond Films e H2O Films foram grandes protagonistas do dia, que também contou com as apresentações da Paramount e Sony.
Ao dar o pontapé inicial na 16ª edição do Show de Inverno, no dia 4 de junho, o evento reservou espaço para sete distribuidoras independentes apresentarem suas novidades ao público. Retrato Filmes, A2 Filmes, Olhar Filmes, Imovision, Galeria Distribuidora, Sato Company e Clube Filmes mostraram line-ups bastante diversificados e com novidades que focam em sustentar os bons públicos recentes do cinema nacional, além de produções não-hollywoodianos que conseguiram bastante destaque em outros mercados.
No dia 4 de junho foi dada a largada para a 16ª edição do Show de Inverno e um total de dez distribuidoras empolgaram o público presente com seus lançamentos e novidades para os próximos meses. No primeiro dia de apresentações quem abriu os trabalhos foi a Universal, que teve a companhia de outras duas majors: Warner e Disney.
Os exibidores do Brasil continuam sua longa lua de mel com os filmes que estão em cartaz. Foram poucos períodos este ano com os cinemas em baixa, sendo que a grande maioria dos finais de semana registraram públicos positivos. Com 2,13 milhões de ingressos vendidos, o final de semana entre os dias 5 e 8 de junho não foi diferente, com os seguintes blockbusters puxando a fila dos filmes mais procurados: Lilo & Stitch (Disney), Bailarina (Paris Filmes), Missão: Impossível - O Acerto Final (Paramount), Premonição 6: Laços de Sangue (Warner) e a pré de Como Treinar o Seu Dragão (Universal).
7 - "Lilo & Stitch" se torna o filme com mais ingressos vendidos no Brasil em 2025
Com apenas dez dias em cartaz, o live-action Lilo & Stitch (Disney) chegou a 5,7 milhões de espectadores [e hoje já se aproxima de 10 milhões], superando o público acumulado de 5,4 milhões de Um Filme Minecraft (Warner) e se tornando, assim, o longa com mais ingressos vendidos no Brasil em 2025. Outros importantes destaques nos cinemas brasileiros foram os eventos ao vivo, como a final da Champions League e a apresentação do k-poper J-Hope, que, somados, foram vistas por mais de 100 mil pessoas e tiveram uma renda superior a R$ 3,5 milhões.
Uma pesquisa inédita sobre o consumo de filmes por adolescentes apontou que, diferente do esperado, essa geração não está em busca de produções que falam de sexo e festas, mas sim que retratam identificação, representatividade e questões sociais. Intitulada de Escutar para Criar - Pesquisa de Público: Cinema para o jovem, a pesquisa objetiva investigar os tipos de histórias que os jovens desejam ver, de maneira a se sentirem representados nas produções audiovisuais - e refletindo no consumo de novas obras.
A distribuidora Filmes do Estação, braço do Grupo Estação, voltou ao mercado em 2024 após um hiato de aproximadamente dez anos e agora mira se tornar referência no mercado brasileiro de filmes independentes. No final de maio, a distribuidora participou pela primeira vez como player no Rio2C e, em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, a diretora-executiva Adriana Rattes fez uma avaliação sobre os primeiros meses da retomada, e vislumbrou se consolidar como um importante elo na cadeia do audiovisual nacional. "Espero que a Filmes do Estação seja o mais relevante possível e contribua da melhor forma possível no mercado brasileiro de cinema independente", disse.
10 - Warner e Universal apresentam "F1: O Filme" e "M3GAN 2.0" aos exibidores
No dia 12 de junho a Warner e a Universal realizaram um roadshow para apresentar ao mercado seus dois próximos lançamentos. O evento aconteceu na Cinépolis do JK Iguatemi, na capital paulista, e as distribuidoras exibiram, respectivamente, F1: O Filme e M3GAN 2.0, que entraram em cartaz no mesmo dia: 26 de junho.
Compartilhe:
- 0 medalha