Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Fechamento

19 Novembro 2015 | Fábio Gomes

MPA começa o terceiro dia com novidades contra a pirataria

Entidade anuncia oficialmente coalizão contra o camcording na convenção

Compartilhe:

(Foto: Expocine 2015)

O terceiro e último dia da Expocine está rolando no Centro de Convenções Frei Caneca e trouxe novidades sobre a constante batalha contra a pirataria que ocorre no Brasil.

Publicidade fechar X

Apresentado pela MPA, a manhã de palestras contou com a abertura de Ricardo Castanheira e Ygor Valério, respectivamente diretor geral da entidade e vice-presidente jurídico e de proteção de conteúdo na América Latina. A dupla anunciou oficialmente a coalizão contra o Camcording - nome dado para a prática de gravação de filmes dentro das salas de exibição.

Os executivos explicaram que o exibidor tem o poder de treinar seus funcionários para ajudar a impedir a pirataria. Além disso, a coalizão tem como principal objetivo unir exibidores para pleitear uma legislação mais firme contra a pirataria que realmente puna e prenda os infratores.

O site oficial, 4c.org.br, ainda não está pronto, mas foi exibida uma versão preliminar. Além disso, foi apresentado um vídeo curto e educativo mostrando maneiras para o exibidor explicar como combater a pirataria.

A entidade divulgou também um guia de boas práticas, canais digitais e mapa do camcording com dados do Brasil antes de exibidores subirem ao palco para falar sobre a importância da coalizão.

José Bento, representante da Cinemark, falou sobre seu processo de treinamento e como a auditoria ajuda a avaliar se os funcionários estão a par da importância de se inibir o camcording. Além disso, ele ainda lembrou que no Rio de Janeiro foi realizada uma operação enorme onde foi possível a prisão de um camcorder, mas, infelizmente, no outro dia ele já estava soltou e ainda enviou um e-mail para rede avisando de sua liberdade.

Em seguida, Luciano Martins, da Kinoplex, e Luiz Calil, da Cinesystem, também falaram da importância da coalizão.

Durante a manhã ainda houveram três palestras falando sobre distribuição no futuro, o paradigma do cinema nacional e uma apresentação da ANCINE.

Ainda hoje tem uma apresentação da Fox, da Disney e a exibição do longa O Presente, distribuído pela PlayArte.

Confira a cobertura completa:

- Primeiro dia da Expocine

- Segundo dia da Expocine

- Executivos discutem paradigmas do cinema brasileiro

- Como conteúdos alternativos estão alterando os cinemas

- Novas tecnologias são as estrelas dos estandes da Expocine

- Novos expositores mostram potencial do mercado na Expocine

- ANCINE fala sobre políticas públicas do audiovisual

- Música e cinema juntos na apresentação da Fox

- Disney traz ação com stormtroopers após apresentação

- PlayArte encerra Expocine com a exibição de "O Presente"

Veja as fotos do terceiro dia.

Compartilhe:

  • 0 medalha