Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Nacional

09 Dezembro 2015 | Vanessa Vieira

Prêmio ED homenageará atriz e profissionais do mercado cinematográfico brasileiro

Jairo Nogueira e Jaime Tavares receberão premiações durante o evento

Compartilhe:

(Foto: Prêmio ED 2014)

O Prêmio ED está prestes a chegar à sua 8ª edição e já prepara homenagens a dois profissionais e uma atriz que muito contribuíram e continuam contribuindo para o mercado cinematográfico brasileiro.

Publicidade fechar X

Os homenageados são a atriz Glória Pires, Jaime Tavares, ex-gerente de vendas da Paris Filmes, e Jairo Nogueira, gerente de vendas da California Filmes. Todos receberão importantes troféus concedidos pelo evento, que será realizado em 10 de dezembro.

Nomeado para receber o Troféu Francisco Campos, que contempla exibidores e distribuidores que contribuíram para o crescimento do parque exibidor, Jaime Tavares completará 68 anos em 2016 e esteve por mais de cinco décadas no mercado cinematográfico nacional. Tavares atuou tanto como exibidor quanto como distribuidor, porém sua trajetória profissional se iniciou quando trabalhou para cinemas locais da época como a Araújo Passos.

Nascido e criado em Botucatu, no interior do Estado de São Paulo, o profissional chegou a ir para Maringá, no Paraná, porém, em 1973 Tavares já voltava para São Paulo para atuar como gerente da Macro Filmes, uma distribuidora nacional. Jaime realizou, inclusive, outras atividades como a montagem de mostras de cinema. Já na década de 80 Tavares foi para a Paris Filmes, onde foi gerente de vendas até 1990 e para onde retornou em 1998, atuando na distribuidora até 2013.

Jairo Nogueira, por sua vez, será contemplado com o Troféu Alexandre Adamiu. A premiação é uma homenagem ao distribuidor Alexandre Adamiu, que presidiu a Paris Filmes, e é entregue a personalidades que contribuíram para o crescimento do mercado de cinema do Brasil.

Nogueira já vem de um trajetória com mais de 25 anos no mercado de cinema no qual atuou tanto como exibidor quanto como distribuidor. "A minha trajetória no cinema eu iniciei em 1990 na antiga Circuito Sul, que era uma das principais exibidoras que atuavam na região de São Paulo e ABC. A partir daí fui ser office boy, tirar xerox e fui passando por alguns departamentos até chegar a assistente e depois gerente de programação", conta o profissional. Em 1997, a Circuito foi adquirida pelo Grupo PlayArte, onde Jairo também assumiu a função de gerente de programação da PlayArte, mas já atuando como exibidor e como distribuidor.

Porém, em 2005, Jairinho - como é carinhosamente chamado no mercado -  teve uma mudança em sua jornada e, após criar o Departamento de Cinema (Distribuição) na California Filmes, começou a trabalhar também como gerente de programação na distribuidora, onde atua até hoje. "O maior desafio foi montar um departamento de distribuição de ambas as empresas. Antes da PlayArte comprar a antiga cadeia de cinemas, que era a Circuito Sul e virou PlayArte Cinemas, os filmes da eram distribuídos pelas majors", comenta Jairinho, que defende a dedicação como melhor forma de um profissional no mercado cinematográfico ter sucesso.

Já Glória Pires, que iniciou sua carreira como atriz antes de completar 10 anos ainda na década de 70. Glória é considerada uma das mais bem-sucedidas atrizes brasileiras e já atuou em diversos filmes nacionais como Se Eu Fosse Você e Linda de Morrer.

"Fiquei emocionada com a lembrança de meu nome para essa homenagem. O cinema é, para mim, um espaço mágico, onde renovo minhas energias e inspiração. Pretendo, cada vez mais, estar próxima desse universo que me dá tanto prazer", disse Glória. A atriz receberá o Troféu Profissional do Cinema Nacional por sua contribuição à cinematografia do País.

Saiba quem foram os premiados e homenageados da edição de 2014 do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha