Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

12 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

Empresário abre nova rede e leva cinema à Guarabira (PB) após 30 anos

Empresário abre nova rede em Guarabira

Compartilhe:

(Foto: Cinemaxxi)

Apesar do crescimento constante do parque exibidor, algumas cidades do interior de Estados brasileiros seguem sem acesso aos cinemas. Um exemplo disso era a pequena Guarabira, na Paraíba, que passou 30 anos com seu público tendo de se locomover por quilômetros para acessar as telonas. Contudo, essa história se transformou graças a Veronildo Coutinho, empresário do ramo alimentício que pouco conhecia o mundo da exibição.

Publicidade fechar X

O executivo decidiu há três anos abrir o Shopping Cidade Luz voltado ao público da região. Com isso, investiu em lojas, um grande supermercado e tentou atrair diferentes marcas para o local. Porém, o público tinha apenas um pedido: um cinema.

“Desde que inauguramos o Shopping Cidade Luz, as pessoas pediam o cinema e não imaginávamos que ele seria tão forte como loja-âncora. Não tínhamos noção da dimensão do cinema e de sua importância para um centro de compras”, afirmou em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor.

Na década de 70 e 80, a cidade chegou a ter quatro grandes cinemas de rua, que chegavam a ter até 500 lugares cada. Porém, com o tempo esses espaços fecharam e, mesmo sem expertise no negócio cinematográfico, Veronildo decidiu que ele mesmo deveria abrir um cinema, uma vez que acreditava que não conseguiria atrair grandes redes para o local devido ao seu histórico recente com outras empresas. “Franquias maiores não vêm para cidades com menos de 100 mil habitantes. Nessa mesma lógica, entendemos que uma franquia de cinema talvez não tivesse interesse”, explica.

Apesar de ter apenas 70 mil pessoas, a cidade funciona como um polo para outros 30 municípios ao seu redor, totalizando 300 mil habitantes dentro do mesmo mercado segundo o executivo. “Cerca de 40% a 50% do público vem dessa região”.

Incentivado a achar profissionais que pudessem ajudá-lo a realizar esse objetivo, ele explica que decidiu assinar a Revista Exibidor para entender um pouco mais do mercado. “Foi fundamental para que eu identificasse uma grande quantidade de fornecedores. Como eu não sou do ramo, tinha de buscar um Portal que me desse os focos do mercado”, afirma. Veronildo decidiu fechar com a Santa Clara para construção do seu cinema, o Cinemaxxi.

Construção do complexo

Com um investimento de R$ 3 milhões, a Santa Clara montou todo o projeto do cinema, entregando desde os equipamentos, acabamentos, poltronas e instalação. “Ficamos com projetores da Christie, sistema de som da Dolby, 3D da MasterImage e parte da bombonière é sistema da Consciência”, afirma.

Inicialmente, o complexo abriu duas salas e a expectativa é que em seis meses mais uma seja inaugurada. Como precisava de ajuda para realizar a programação, Veronildo fechou uma parceria com o Grupo Cine para a rede fazer o contato direto com as distribuidoras, garantindo os filmes para o novo exibidor.

“O público está encantado e agradecido. Eu e minha esposa, que é quem toca o cinema, ficamos felizes demais. E ela disse: 'Olhe Veronildo, o pessoal pagou para assistir ao filme e ainda sai agradecendo pelo conforto, pela beleza, por ter resgatado essa opção de lazer depois de 30 anos na região'”.

Para o futuro, o empresário pretende dar foco primeiramente à nova sala e, para finalizá-la, garante que pretende participar da Expocine. “Pretendo comprar os equipamentos da terceira sala na Expocine, quero ver se eu consigo uma promoção, algum desconto bom. E já pretendo ir para comprar os projetores“, completa.

Assim que consolidar o seu cinema, o empresário pensa em estender a marca Cinemaxxi para outras cidades no interior da Paraíba e no Rio Grande do Norte. “Sou empresário de outro ramo, consolidado. Mas vou lhe dizer, o cinema apaixona. Mesmo eu tendo esse outro negócio, que tem uma grandeza imensa, o cinema mexe com a emoção. Lá não tem monotonia, sempre tem um filme novo entrando em cartaz. É uma atividade que empolga o empreendedor. Por isso, acho que não vai ficar só nesse”, finaliza.

Compartilhe:

  • 0 medalha