Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Nacional

23 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

Documentário brasileiro foi o vencedor do júri popular do FICA 2016

“Taego Ãwa” ganhou dois prêmios no total e ainda não tem distribuidora confirmada no País

Compartilhe:

(Foto: F64 Filmes)

Entre 16 e 21 de agosto, foi realizado o 18º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA em Goiás (GO), cuja mostra competitiva contou com 22 produções com temática ambiental, sendo 10 brasileiras e 12 internacionais.

Publicidade fechar X

Desses títulos, dois foram os principais vencedores: a coprodução entre Ucrânia, Luxemburgo e Áustria La Supplication, que ganhou os troféus Cora Coralina de Melhor Obra e Melhor Filme segundo a crítica, e o documentário brasileiro Taego Ãwa, que ficou com os prêmios de Melhor Filme segundo o Júri Popular e Melhor Produção Goiana. A produção brasileira ainda não tem distribuidora confirmada nem data de lançamento comercial.

Outros vencedores foram o Remember Your Name, Babylon (Melhor Longa-Metragem), Phum Shang (Melhor Média-Metragem), La Petit Pousse (Melhor Curta-Metragem) e E o Galo Cantou (2ª Melhor Produção Goiana) – nenhum dos vencedores, no entanto, tem distribuição comercial confirmada. Ao todo, R$ 280 mil foram distribuídos para os ganhadores da mostra competitiva.

O longa que abriu o FICA 2016 foi Rio de Lama, documentário nacional dirigido por Tadeu Jungle, enquanto as animações também tiveram destaques como a francesa Planet Sigma e a brasileira Uma História de Amor e Fúria. Além disso, o documentário nacional Saneamento Básico – Instituto Trata Brasil, de André Pires, teve lançamento oficial durante o festival, que ainda contou com produções iranianas e alemãs.

O FICA é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – Seduce.

Compartilhe:

  • 0 medalha