Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Avaliação

24 Fevereiro 2017 | Vanessa Vieira

Cinépolis, Espaço Itaú e Cinemark são os melhores cinemas no Guia e pesquisa da Folha

Cinépolis JK Iguatemi é considerado o Melhor Cinema de São Paulo, o Espaço Itaú – Pompeia é o mais mencionado em pesquisa, que elegeu Cinemark como Melhor Rede

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta sexta-feira (24) o 10º Guia Folha Cinemas 2017 que nesta edição ainda conta com uma pesquisa realizada pelo DataFolha sobre os cinemas preferidos do público.

Publicidade fechar X

10 anos de avaliação

No Guia foram avaliados 57 cinemas e 105 salas da capital paulista em108 sessões durante 28 dias. Nos 10 anos de existência da avaliação algumas mudanças foram destacadas como a maior presença de tecnologia nos cinemas, 46 salas a mais do que em 2008 e a presença de salas VIPs, que foram de zero para 27 telas no formato. Dentre as exibidoras, quem mais cresceu em São Paulo foi a Cinemark que foi de 14 cinemas em 2008 para 22 unidades em 2017.

Nesta edição do Guia, foram contempladas nove categorias, sendo duas inéditas: Melhor App e Melhor Sala, vencidas respectivamente pela Cinemark e pela sala IMAX do complexo Cinépolis JK Iguatemi. A unidade da exibidora mexicana, inclusive, foi o cinema mais premiado pela Folha, ganhando a maior categoria, de Melhor Cinema pelo conjunto da obra, e empatando em Melhor Projeção com sua sala IMAX posta lado a lado com a da unidade UCI Anália Franco e a Espaço Itaú – Pompeia.

O Espaço Itaú, por sua vez, foi destaque pela terceira vez em Melhor Programação com sua unidade Frei Caneca. A categoria ainda incluiu uma menção honrosa ao Reserva Cultural. A Melhor Bombonière também é (de certa forma) da Espaço Itaú, afinal foi escolhido o Café Fellini como vencedor da categoria e ele serve de “bombonière” à unidade Augusta da exibidora. Em Melhor Sala Especial, o CineSesc venceu. É a 8ª vez que o cinema ganha a categoria.

Outro destaque do Guia foi o estreante Cinesystem Morumbi Town, que foi inaugurado em janeiro último e já ganhou classificação de cinco estrelas na publicação (nota máxima) e ainda venceu na categoria Mais Confortável. O complexo também empatou em Melhor Som com o UCI Jardim Sul – ambos têm o sistema de som imersivo Dolby Atmos. Aliás, o Dolby Atmos tirou, pela primeira vez, o THX de uma série consecutiva de vitórias na categoria Melhor Som da publicação.

Dentre as inaugurações aguardadas na capital são de uma unidade da Cinemark no shopping West Plaza em abril, uma sala no Instituto Moreira Salles e de um complexo PlayArte caso a obra de expansão no shopping Ibirapuera seja realizada. Confira ao fim da matéria a lista com todos os cinemas premiados pelo Guia.

Escolha do Público

Uma das principais novidades da publicação de 2017 foi a pesquisa “Os favoritos do público”, realizada pelo DataFolha, que ouviu mais de 820 pessoas com grande presença das classes A e B. Desses, 68% elegeram a Cinemark como a Melhor Rede de Cinemas. Porém, o Guia pede atenção para a dificuldade de boa parte dos respondentes em responder algumas das questões como as sobre cinemas de rua. Apenas 8% citaram esses cinemas como os mais frequentados, sendo principalmente pessoas com mais de 40 anos e com maior faixa salarial. Já o cinema mais mencionado pelo público foi o Espaço Itaú – Pompeia.

Apesar de 61% não saberem avaliar aplicativos de compra online de ingressos, os jovens são os que mais utilizam a web para adquirir entradas e, dentre os apps, o da Ingresso.com foi eleito o melhor por 14%. O app da Cinemark ficou em segundo lugar, com 10%. Quanto aos concorrentes do cinema em termos de atenção dos espectadores, a TV paga ainda é a principal alternativa do público, com 63% dos respondentes elegendo essa mídia como opção quando não vai ao cinema.

Confira os Guias de 2016 e 2015 e, abaixo, veja os premiados pelo Guia 2017 e os cinemas e salas favoritos do público paulistano segundo o DataFolha:

Lista dos premiados pelo Guia 2017

Melhor Cinema

Cinépolis JK Iguatemi

Melhor Sala

IMAX do Cinépolis JK

Mais Confortável

Cinesystem Morumbi Town

Melhor Programação

Espaço Itaú – Frei Caneca

Melhor Bombonière

Café Fellini (Espaço Itaú – Augusta)

Melhor Projeção

IMAX (Anália Franco UCI, Cinépolis JK Iguatemi e Espaço Itaú – Pompeia)

Melhor Som

Dolby Atmos (Cinesystem Morumbi Town e Jardim Sul UCI)

Melhor App

Cinemark

Melhor Sala Especial

CineSesc

Escolhidos pelo público (DataFolha)

Melhor Rede de Cinemas

Cinemark

Melhor Sala de Rua

Caixa Belas Artes

Melhor Sala de Shopping

Cinépolis JK Iguatemi

Melhor Sala para Crianças

Empate entre 7 cinemas, 6 da Cinemark e 1 Espaço Itaú

Melhor Sala para Casais

Cinépolis JK Iguatemi

Melhor Programação Blockbuster

Empate entre 3 cinemas, 2 da Cinemark e 1 do Espaço Itaú

Melhor Programação Alternativa

Caixa Belas Artes

Melhor Sala Especial

CineSesc

Melhor Tela

Espaço Itaú – Pompeia

Melhor Projeção

Empate – Cinépolis JK Iguatemi e Espaço Itaú – Pompeia

Melhor Som

Espaço Itaú – Pompeia

Melhor Poltrona

Cinépolis JK Iguatemi

Melhor Sala 3D

Espaço Itaú – Pompeia

Melhor Sala VIP

Cinépolis JK Iguatemi

Melhor Bombonière

Empate entre 3 cinemas, 2 da Cinemark e 1 do Espaço Itaú

Melhor Acessibilidade

Espaço Itaú – Pompeia

Melhor Preço

Empate entre 2 da Cinemark e 1 do Espaço Itaú

Melhor Conforto

Cinépolis JK Iguatemi

Melhor Atendimento

Espaço Itaú – Pompeia

Melhor Segurança

Espaço Itaú – Pompeia

Compartilhe:

  • 0 medalha