Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expansão

06 Junho 2018 | Vanessa Vieira

BNDES revela resultados do seu apoio ao mercado exibidor

Segundo relatório, entidade ajudou principalmente os pequenos e médios exibidores

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES revelou números que apontam os resultados do seu apoio ao mercado nacional de exibição.

Publicidade fechar X

De acordo com o Relatório de Efetividade 2017, lançado nesta terça-feira (05), entre 2015 e 2016 o banco foi responsável por ajudar em 20% das aberturas de salas. No total, foram 327 novas telas inauguradas no período, com 65 tendo apoio da entidade via Programa Cinema Perto de Você (ANCINE). O documento, inclusive, destaca um desses projetos, o da abertura do complexo da marca Reserva Cultural em Niterói (RJ). A unidade conta com cinco salas e foi responsável por gerar 56 empregos diretos.

De acordo com entrevista cedida ao portal Agência Brasil, Fernanda Farah, gerente do departamento de cultura do BNDES, apontou que o banco aprovou projetos do Programa Cinema Perto de Você, que conta com recursos do Procult e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. O resultado foram 400 novas salas entre 2009 e 2017. O apoio da entidade à digitalização, por sua vez, contou com R$ 123 milhões aplicados na modernização de 770 telas no período.

Para Fernanda, os recursos do BNDES auxiliaram especialmente a digitalização dos pequenos e médios exibidores, que não tinham a mesma facilidade que as empresas maiores para adquirir equipamentos. Além disso, a gerente destacou que o apoio do banco permitiu ainda a expansão do parque exibidor para o interior dos Estados, chegando até a inaugurações dos primeiros cinemas de diversas cidades.

Confira também a entrevista de Fernanda ao Portal Exibidor sobre a importância do mercado exibidor para o banco.

Distribuição e Produção

O relatório aponta o apoio do BNDES para 25 projetos de conteúdo audiovisual entre 2015 e 2016, o que representa 9% do total de 274 do período. No documento, fica declarada a missão do banco com esse auxílio: “O principal objetivo da atuação do Banco na indústria audiovisual é contribuir para que ela se torne competitiva, estimulando, entre outros, o desenvolvimento de propriedades intelectuais próprias com maior perspectiva de geração de receita”.

Um dos destaques fica para a Boutique Filmes, produtora que recebeu apoio em 2015 para seu plano de negócios. A empresa, inclusive, recebeu novo auxílio neste ano, com previsão de investimento total até 2020. Na distribuição, a Elo Company também recebeu apoio neste ano, tornando-se a primeira distribuidora a ser contemplada pela entidade.

Veja o Relatório de Efetividade 2017 do BNDES na íntegra.

Compartilhe:

  • 0 medalha