Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Audiovisual

08 Junho 2018 | Natalí Alencar

Varilux celebra seu alcance em público para produções francesas

Tradicional festival começou ontem e segue até 20 de junho

Compartilhe:

(Foto: Varilux)

O Festival Varilux de Cinema Francês, que começou ontem (07) e segue até 20/06, terá nessa edição algumas novidades na programação.

Publicidade fechar X

Participam do circuito de exibição cinemas das redes Cinemark, Cinépolis, Arcoplex, Cineflix, Moviemax, Cinemas Lumière, Planet Cinemas, Cineshow, Centerplex e Cineart. Em cinemas do circuito comercial são 63 cidades que recebem o evento e por meio de uma parceria com o SESC Nacional, os filmes chegarão a quase 90 cidades.

Já a cartela de mais de 20 longas programados, inclui produções das distribuidoras Supo Mungam Films, Bonfilm, Mares Filmes, California e Pandora. Confira a programação completa.

Durante a coletiva de imprensa realizada na abertura do encontro, um assunto que foi bastante abordado pelo curador e diretor do Festival Christian Boudier e os representantes dos filmes foi a importância do Festival Varilux ao levar os mais diversos gêneros da cinematografia francófona a um grande público em todas as partes do país. Sem a força e a abrangência de um evento desse porte, que conta com importantes parcerias, inclusive com a das distribuidoras, os filmes individualmente não teriam o mesmo alcance e nem conquistariam o significativo público que já aguarda chegada do festival a cada ano.

Compareceram à coletiva: o ator e diretor Jérémie Renier (O Amante Duplo), o diretor Yannick Renier e a atriz Zita Hanrot (Carnívoras); o diretor Fabien Gorgeart e a atriz Clotilde Hesme (O Poder de Diane); diretor Nabil Ayouch e a atriz e roteirista Maryam Touzani (Primavera em Casablanca); o ator Finnegan Oldfield (Marvin).

Veja as fotos da coletiva e abaixo imagem da Première.

 

Encontro entre profissionais

Uma das principais novidades é um encontro entre profissionais de cinema da França e do Brasil.

Entre outros assuntos abordados temas como coprodução internacional, financiamento, regulamentação e mercados do cinema na Europa e no Brasil. Os encontros acontecem em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Destinados a profissionais do setor audiovisual, o objetivo é reforçar as trocas e encorajar colaborações entre os dois países, assim como promover a capacitação internacional de produtores brasileiros e as possibilidades de inserção dos filmes nacionais nos mercados mundiais. Dois encontros ocorreram nos dias 4 e 6 de junho e o último ocorre hoje (08).

Com mediação de François Sauvagnargues, que possui larga experiência em produção e mercado cinematográfico, os encontros contam com a participação de uma delegação de professionais franceses: o diretor adjunto da Unifrance Films, Frederick Beyreziat; do diretor adjunto da ARTE Cinema, Remi Burah; dos produtores Laurent Lavolé, da Gloria Films; Marie Masmonteil, da Elzévir Films e Gilles Sacuto, da TS Production; de Laurence Gachet, da distribuidora Paname e de Pierre Menahem, da empresa de vendas internacional Still Moving. Haverá também participação de palestrantes brasileiros do setor, diferentes em cada cidade.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 1 medalha