Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

20 Dezembro 2018 | Roberto Sadovski

Após 20 anos, "O Homem que Matou Dom Quixote" ganha distribuição no mercado norte-americano

Obra do diretor Terry Gilliam levou duas décadas para ficar pronta e estreou na última edição do Festival de Cannes

Compartilhe:

O ator Jonathan Pryce como Dom Quixote (Foto: Screen Media Films)

Se tem uma palavra que pode definir o diretor Terry Gilliam, ela seria “obstinado”. Por décadas, a aventura O Homem Que Matou Dom Quixote tornou-se sua própria versão para os moinhos de vento combatidos pelo personagem da literatura clássica. Desde que tentou tirar o filme do papel pela primeira vez, mais de duas décadas atrás, Gilliam viu a produção evaporar por perda de financiamento, desastres naturais e mudança constante de elenco e também no roteiro. Ainda assim, o filme finalmente ficou pronto, e será distribuído no mercado norte-americano pela Screen Media, que planeja um lançamento em março. 

Publicidade fechar X

É um fim de uma jornada, sem trocadilhos, quixotesca. Gilliam planejou a aventura como uma fábula, em que um publicitário, interpretado por Johnny Depp, viajava no tempo para se encontrar com o lendário Dom Quixote, papel de Jean Rochefort. As filmagens, depois de iniciadas, foram interrompidas por uma doença que acometeu Rochefort, seguida de uma série de imprevistos que terminaram registrados no documentário Perdido em La Mancha, de 2002, rodado pela equipe contratada para fazer o making of do filme. 

O ano era 1998. De lá para cá, Gilliam tentou reiniciar o projeto com diferentes investidores e um elenco que já contou, em inúmeras encarnações da trama, com Robert Duvall, Michael Palin, John Hurt, Ewan McGregor e Jack O’Connell. Por fim, o diretor finalmente tirou o filme da gaveta com Jonathan Pryce e Adam Driver como protagonistas, finalizando a aventura para Cannes. Ainda assim, O Homem Que Matou Dom Quixote quase não viu a luz do dia quando um antigo produtor processou os realizadores, exigindo reparação legal e impedindo sua distribuição. Com a ação finalmente resolvida, a Screen Media, em parceria com a Fathom Events, finalmente vai colocar o filme nos cinemas. 

No Brasil, O Homem Que Matou Dom Quixote foi exibido na última edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas ainda não tem data para ser lançado em circuito comercial. 

Compartilhe:

  • 0 medalha