Exibidor

Notícias / Expocine / Expocine19

04 Outubro 2019 | Thais Lemos

Filme sobre assassinato de Celso Daniel mostrará detalhes do caso

Marcos Jorge, diretor do longa, pesquisou a história durante três anos para realizar o projeto

Compartilhe:

(Foto: Expocine )

O crime que matou o político Celso Daniel em 2002 chocou o País, por envolver fatos misteriosos ainda sem resolução. Joana Henning Generoso, CEO da produtora Escarlate, convidou Marcos Jorge para dirigir o longa sobre a história do crime e seus desdobramentos. O projeto, inclusive, foi tema de uma apresentação no último dia da Expocine19.

Em conversa com o Portal Exibidor na Expocine19, o diretor contou que a história é emblemática para o Brasil, porque se entrelaça com os acontecimentos da política brasileira dos últimos 17 anos. “É uma pergunta que há 17 anos assombra o País, está no ar há muito tempo. Todo mundo que já ouviu falar na história do Celso tem uma resposta para quem o matou, e em geral uma resposta não embasada no conhecimento da história, que é o que a gente vai oferecer para o público. Vamos apresentar a história como um todo, investigando e tentando responder essa pergunta”, afirmou Jorge.

Versões sobre a morte do político, o objetivo e sobre o mandante do crime serão exploradas no longa-metragem, que tem previsão de estreia em 2021. Para isso, Marcos e sua equipe investigaram a história durante três anos. “O filme começa com o sequestro de Celso Daniel, que se deu em 18 de janeiro de 2002 e acaba com a morte de Sérgio Gomes [empresário de Celso], que estava com ele durante o sequestro e foi acusado de ser mandante do crime em 2018, tentando dar ao público elementos para que a gente possa responder essa pergunta”, ressaltou o diretor.

No mesmo período da estreia do longa, Marcos também pretende lançar uma série documental de 10 episódios com uma hora de duração cada, contando a totalidade da história, com o objetivo que os espectadores sintam que aquilo o que ele vai ver na tela de cinema está baseado em fatos e depoimentos, e que eles podem apresentar a fonte.

“É um filme fundamental, muito revelador sobre o que é o Brasil”, disse Jorge ao falar que a história do longa se entrelaça com todos os acontecimentos importantes da política brasileira dos últimos 17 anos. “A pergunta [que matou Celso Daniel?] está respondida no filme. Os espectadores podem esperar um filme muito emocionante. É um filme policial e thriller, porque a gente acompanha a investigação. É um filme de ação, mas envolve a emoção de muitas pessoas”.

Confira a cobertura do último dia da Expocine19. 

Compartilhe: