Exibidor

Notícias / Expocine / Coluna Line-Up

14 Junho 2021 | Thiago Pavarino

Em Um Bairro de Nova York

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Por Thiago Pavarino

Com estreia marcada para o próximo dia 17, “Em um Bairro de Nova York” é uma adaptação do musical da Broadway concebido por Lin-Manuel Miranda. A história explora três dias na vida dos personagens no bairro latino de Washington Heights, em Nova York. A trilha conta com hip-hop, salsa, merengue e soul music.

Miranda é um ator, rapper, compositor, dramaturgo, cantor, produtor e letrista norte-americano de origem porto-riquenha, mais conhecido por ser o criador do fenômeno “Hamilton”, que levou 11 prêmios Tony em 2016 e já arrecadou mais de 633 milhões de dólares, somente em sua montagem na Broadway.

A versão para os palcos de “Em um Bairro de Nova York” foi concebida por Miranda quando ele ainda estava na faculdade. O dramaturgo foi abordado por produtores americanos, interessados em levar sua criação para a Broadway.

Tendo sua estreia em 2008, a produção recebeu treze indicações ao prêmio Tony, levando quatro deles, incluindo Melhor Musical. Também levou o prêmio Grammy de Melhor Gravação no ano em que foi lançado. O musical originou montagens em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, onde foi apresentado em 2014, em São Paulo, com o título “Nas Alturas”.

O sucesso de “In the Heights” (título original do musical) colocou Lin-Manuel Miranda no mapa e abriu caminho para que ele desenvolvesse “Hamilton”, um dos maiores fenômenos da Broadway nos últimos anos, cuja gravação com o elenco original está disponível no Disney+ (sendo adquirida por 75 milhões com exclusividade pela casa do Mickey). Os dois musicais têm em comum a abordagem do tema da imigração e se inspiram nos mesmos estilos musicais.

A versão cinematográfica de “In the Heights” nasceu como uma produção da Universal, que planejava adaptar o material para um longa-metragem em 2011, com direção de Kenny Ortega (“High School Musical”). No entanto, o projeto foi cancelado. Em 2012, o projeto voltou a ser discutido, mas Lin-Manuel Miranda estava ocupado com “Hamilton”, o que atrasou a adaptação.  Em 2016, voltou a ser anunciado, dessa vez nas mãos de Harvey Weinstein.  No rescaldo de inúmeras alegações de má conduta sexual feitas contra Weinstein, seu crédito de produtor no filme foi removido, com os direitos do filme eventualmente leiloados para a Warner Bros por 50 milhões de dólares.  O estúdio era um dos vários que desejava produzir “In the Heights”, devido ao sucesso de “ Hamilton”. Para persuadir Miranda e e o diretor John M. Chu, a Warner construiu cenários e montou apresentações de canções do espetáculo. O orçamento da produção foi fixado em 55 milhões de dólares.

As filmagens começaram em 3 de junho de 2019, na cidade de Nova York. O número musical "96.000" foi filmado em Highbridge Pool apresentando nado sincronizado e filmado em dois dias com 500 figurantes. Várias mudanças foram feitas no musical, adicionando referências à política de imigração e cortando certos personagens e canções.

Com a estreia da versão cinematográfica de “Em Um Bairro de Nova York” e o sucesso internacional de “Hamilton”, Lin-Manuel Miranda se firma como um dos maiores talentos da atualidade. Além de ter atuado em “O Retorno de Mary Poppins” e na série da HBO “His Dark Materials”, seu trabalho poderá ser conferido ainda esse ano como diretor do filme “ Tick, Tick...Boom!”, adaptado da peça de Jonathan Larson (ídolo de Miranda e criador do fenômeno musical “Rent”), a ser lançado pela Netflix.  O filme conta com Vanessa Hudgens e Andrew Garfield nos papéis principais.

O trabalho de Lin-Manuel Miranda no cenário musical já pode ser conferido em Hamilton (já disponível no Disney+) e nos cinemas, com a estreia de “Em Um Bairro de  Nova York”.

Thiago Pavarino: Formado em Cinema pela PUC-Rio, foi responsável por análise e desenvolvimento de projetos na Total Entertainment de 2013 a 2018. Thiago coordenou de 2012 a 2017, o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio. Compôs a equipe de outros eventos dedicados ao mercado audiovisual como a Expocine, Rio2C, CCXP e Escola de Séries. Também serviu como diretor de produção para o documentário “Streetkids United II - The Girls from Rio”, produzido por Stephen Daldry, e foi assistente de produção executiva dos longa-metragens “Amor.com” (2017), “Não se Aceitam Devoluções” (2018), “Crô em Familia” (2018) e “Minha Família” (2021).

 

Compartilhe: