Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

18 Maio 2022 | Renata Vomero

Show de Inverno esquenta o mercado em Campos do Jordão e crava: "O cinema não acabou"

Evento teve início na manhã desta quarta-feira (18)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Depois de dois anos suspenso por conta da pandemia, foi dada a largada para o 13º Show de Inverno. O evento será realizado em dois dias e contará com apresentações das principais distribuidoras de Hollywood, além das nacionais. Em sua abertura, apresentada pela jornalista Renata Boldrini, foi enaltecida a experiência de cinema e essa retomada e reencontro da indústria.

Publicidade fechar X

Mais do que isso, a abertura do evento teve tom de quem respira aliviado por ter sobrevivido a uma das crises mais sérias do setor e que colocou em xeque a sua continuidade. Afinal, foi uma queda de mais de 70% nas bilheterias, cinemas fechados e a indústria paralisada.

“Mas a gente se uniu, criamos saídas, no reinventamos, nos adaptamos e criamos um movimento que reuniu muitos de nós em uma iniciativa que nunca foi vista antes no setor.  Nos adaptamos e retornamos com a certeza de que a experiência na tela grande é incomparável. Orgulhosamente estamos aqui dando a volta por cima. Sejam muito bem-vindos”, celebrou Renata.

A cerimônia teve um breve momento para homenagear os profissionais da indústria que faleceram nestes últimos dois anos, especialmente Breno Silveira, cineasta que faleceu no último sábado (14).

Com destaque também para apresentações da Ingresso.com e Telecine, grandes apoiadores do evento, bem como a rede Kinoplex, a abertura contou com o Panorama do Mercado, apresentado por Paulo Sérgio Almeida, diretor do FilmeB, uma das publicações mais reconhecidas do mercado brasileiro.

Comparando com os números de 2019, Paulo Sérgio destacou o quanto a indústria vem se recuperando deste baque da pandemia. Sem grandes mudanças no parque exibidor, se compararmos os números, uma gradual recuperação da bilheteria e público, o panorama ressaltou que ainda há uma quantidade bem menor de títulos sendo lançados, cerca de um terço do mesmo período de 2019, isso por conta de um gargalo nas produções.

No entanto, o que Paulo Sérgio Almeida mais celebrou foi a consolidação da janela entre cinema e streaming, embora mais encurtada, mas respeitando a exclusividade da tela grande.

“As grandes notícias deste ano são que voltaram a janelas e o cinema não acabou, os filmes não vão estrear simultaneamente no streaming. Isso é excelente, principalmente pela pirataria. O streaming não é o bicho-papão que a gente achava”, comentou o executivo.

Inclusive é este o tom trazido por ele em boa parte da conversa: o cinema não acabou. E nem vai acabar. Com bons blockbusters atraindo públicos, os olhares ficam atentos aos filmes de médio orçamento, que ainda enfrentam dificuldades, assim como o cinema nacional.

“Os filmes médios foram os que mais sofreram. Geralmente é o patinho feio do cinema, todo mundo precisa dele. Na realidade todo grande distribuidor tem medo do blockbuster ou de não programar bem”, ressaltou.

No entanto, ele trouxe um dado interessante e preocupante que toda a indústria precisa estar atenta. Desde a retomada das atividades econômicas, os cinemas estão enfrentando resistência dos shoppings, que não mais os enxergam como âncoras. Desta forma, existem cobranças abusivas para os cinemas e um ar de indiferença.

“Questões comerciais do shopping foram resolvidas e sobrou o cinema, e eles querem fazer um jogo duro de ou pagar mais ou vai embora. Precisamos da ajuda das prefeituras, governos, Ancine, tudo. E isso está acontecendo que eu saiba só no Brasil”.

Para finalizar, já abrindo espaço para as apresentações das distribuidoras, Paulo Sérgio ressaltou o papel importante dos conteúdos para os cinemas, principalmente estes fortes títulos “que só os grandes estúdios de cinemas podem criar”, para atrair de volta as audiências para a sala escura.

O Show de Inverno contará com apresentações de:

Sony 

Vitrine  Filmes

Estúdio Escarlate

Paramount

Universal

Downtown

Disney

Warner

Compartilhe:

  • 4 medalha