Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine22

20 Setembro 2022 | Renata Vomero

Expocine promove encontro da indústria para discutir os caminhos do futuro do audiovisual

Maior evento de mercado da América Latina voltou exclusivamente ao presencial

Compartilhe:

(Foto: Daniel Sousa - Daydream Mídia)

Teve início na tarde desta terça-feira (20) a 9ª edição da Expocine, maior encontro do mercado de cinema da América Latina. Reunindo produtores, distribuidores e exibidores, a convenção,que já celebra o sucesso no número de inscritos, retorna exclusivamente ao presencial buscando pavimentar os caminhos para o futuro do audiovisual. 



O evento, que acontecerá até 23 de setembro, conta com cerca de 30 horas de conteúdos que passam por todos os elos do setor, discutindo os temas mais pertinentes da indústria, trazendo as apostas dos estúdios para os cinemas e as maiores novidades em produtos e serviços para a retomada do mercado. 

A cerimônia de abertura foi apresentada por Ana Júlia Ribeiro, professora da FAAP e especialista em cinema, que deu justamente o tom do que se pretende esta edição: discutir os caminhos da indústria para o futuro a partir deste novo momento do setor. 

“Esta Expocine expõe a necessidade de discutirmos o futuro, e um bom exemplo disso foi a feira de negócios já totalmente preenchida desde junho, as 70 marcas aqui presentes, os 30 estandes e os mais de 15 painéis e palestras que acontecerão, sem contar as 9 apresentações de distribuidoras nacionais e internacionais”, comentou a profissional. 

A cerimônia também foi marcada por falas fortes de lideranças do setor, como Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine, parceira de longa data da convenção e que neste ano estará presente nos pitchings de film commissions, em painéis, além de oferecer um lounge na feira de negócios (este ficará no Cine Marquise) para a troca com o mercado. 

“A Expocine tem sido um espaço privilegiado para mostrar o trabalho estruturante da Spcine em prol da indústria em São Paulo, que seja um período de muitas trocas e novos negócios”, celebrou a executiva, que também confirmou a abertura da comissão da 2ª edição da política de cash rebate para produtores que escolhem a cidade de São Paulo para realizar as filmagens, essa iniciativa foi realizada em parceria com o Governo do Estado de S. Paulo, que contou com a presença do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. 

“Nos sentimos honrados de estar em um evento tão importante para a indústria audiovisual do Estado de S. Paulo. Temos clareza da tragédia que foi a crise gerada pela pandemia. Nesses anos duros, que ainda sentimos a consequências, procuramos ajudar o setor como um todo, lançando linhas de crédito e de fomento que somaram cada uma mais de R$140 milhões, beneficiando mais de 700 empresas que especialmente contaram com as linhas de crédito do ProAV”, comentou o secretário. 

Como de costume, aconteceu a tradicional entrega dos troféus aos homenageados, que este ano são a distribuidora Elo Company, a produtora Tem Dendê e os exibidores Mario Leopoldo dos Santos (Arcoplex), Mario Luiz dos Santos (Arcoplex) e Gilberto de Araújo (Cinematográfica Araújo), os três exibidores receberam homenagens póstumas e envoltas em bastante emoção. 

Para além disso, também foi celebrada a iniciativa inédita da qual a Expocine, em parceria com o ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros) , faz parte, o Futuro.AV. O programa é uma parceria do ICAB juntamente com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que tem o objetivo de oferecer estágios na área do audiovisual para os estudantes da área. 

Fechando a abertura, Marcelo Lima, CEO do Grupo do Tonks e idealizador da Expocine, abriu oficialmente os trabalhos, celebrando os quatro dias repletos de conteúdos e oportunidades de pensar os desafios do futuro e fechar negócios. 

“Estou feliz e emocionado tanto com as homenagens que aconteceram e também pelos mais de 1200 inscritos que já até formaram fila para se credenciar. Esta nona edição marca o momento de olhar para os desafios do mercado, que comecem os negócios”, celebrou o executivo. 

A Expocine acontece entre os dias 20 e 23 de setembro com programação dividida entre o Cine Marquise e Hotel Renaissance, em São Paulo. 

Dia 1: O futuro do audiovisual

O primeiro dia da Expocine contou com a abertura da tradicional feira de negócios, além da cerimônia de abertura, que trouxe lideranças do setor ao palco, além de homenagear nomes de destaque em produção, distribuição e exibição. A programação foi encerrada com as apresentações da Elo Company e Warner. 

Apresentação da Elo Company

Apresentação da Warner

 

Dia 2: Pontapé inicial dos conteúdos dos painelistas

O segundo dia da Expocine foi marcado pela estreia dos painéis, que hoje debateram economia prateada, recursos humanos, clearence no audiovisual, film commissions e internacionalização dos negócios no setor. As seguintes distribuidoras também fizeram suas apresentações e mostraram o line-up para o restante deste ano e também para 2023: Disney, Universal, O2 Play e Paris Filmes. Por fim, o pitching das film commissions mostraram às produtoras porque as cidades devem receber gravações de produções audiovisuais. 

Distribuidoras:

Apresentação da Disney

Apresentação da O2 Play

Apresentação da Universal

Painéis:

Economia prateada e as oportunidades para o audiovisual 

Recursos humanos: mudanças e perspectivas no audiovisual  

O desafio de utilizar conteúdos de terceiros: Clearance no audiovisual

Film commissions: formação, desenvolvimento e aprendizados

CreativeSP: internacionalizando os negócios criativos paulistas (painel Secretaria de Cultura do Estado de SP) 

Pitching:

Pitchings das Film Commissions

 

Dia 3: Painéis movimentam Expocine em dia protagonizado pela presença de Lázaro Ramos 

Mais um dia cheio de Expocine! As distribuidoras Paramount, Galeria e Diamond Filmes apresentaram seus line-ups para os últimos meses deste ano e também para 2023. Sete painéis também agitaram a Sala Spcine, especialmente pela presença de Lázaro Ramos em um bate-papo sobre a produção e desenvolvimento de Medida Provisória. Os outros painéis do dia debateram os futuros da distribuição e exibição, os desafios das operações internacionais, produções de baixo custo e o papel do Estado no audiovisual, além do mapeamento de entidades representativas e uma conversa sobre a agenda da Ancine.

Painéis:

Agenda Ancine: criação, inovação e infraestrutura

Distribuição e exibição: um olhar para o futuro 
Por trás das câmeras de Medida Provisória
Desafios nas operações internacionais: questões financeiras e tributárias
Produção de baixo custo: ideias e soluções do mercado nacional
O papel do Estado na difusão do audiovisual 

Lançamento do Mapeamento das entidades representativas do audiovisual brasileiro

Apresentações: 

Paramount

Galeria Distribuidora e Diamond Films

 

Dia 4: Marcando importante reunião dos elos da indústria, Expocine encerra com discussões cruciais

O encerramento da Expocine foi marcado pela celebração da reunião do mercado em um novo momento para se alinhar às mais novas demandas, necessidades e transformações do setor. O último dia contou com importantes debates, como oportunidades da indústria em São Paulo, a decolonização do audiovisual, a regulação do streaming, além das apostas da Paris Filmes para os próximos meses. 

Painéis:

Oportunidades para o audiovisual no Estado de São Paulo

Decolonizando o audiovisual
A regulamentação do streaming pelo mundo 

Apresentações:

Paris Filmes

 

 

Compartilhe:

  • 3 medalha