Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Benefício

21 Março 2018 | Vanessa Vieira

ANCINE abre chamada pública com R$ 3 milhões para exibição

Novidade fora anunciada antes, durante o lançamento da segunda etapa do programa #audiovisualgerafuturo

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

Na semana passada, a ANCINE e o Mistério da Cultura – MinC divulgaram, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro (RJ), a segunda etapa do programa #audiovisualgerafuturo, que incluiu um investimento milionário com uma parte dedicada à exibição. Cumprindo a promessa de destinar R$ 3 milhões aos exibidores, agora a agência lançou, nesta terça-feira (20), a Chamada Pública PROINFRA – Concessão ao Prêmio Adicional de Renda 2017/2018.

Publicidade fechar X

Com isso, empresas do setor que tenham até 20 salas de cinema e registro regular na ANCINE poderão se cadastrar no sistema do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA até as 18h do dia 3 de maio. A Chamada Pública é um lançamento em conjunto da agência e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, tendo por critério de escolha dos beneficiados a diversidade e quantidade de filmes brasileiros exibidos nos cinemas dos participantes. Além disso, é preciso que o complexo tenha entre uma e duas salas de exibição no máximo com funcionamento durante o ano de 2016.

Assim, o apoio será dado às salas que mais exibem conteúdo nacional, podendo utilizar o valor na própria atividade de exibição cinematográfica. Entre as opções de destinação do benefício está a cobertura de despesas relativas à manutenção e operação do complexo, incluindo custos com aluguel de equipamento ou imóvel, despesas com o sistema de controle de bilheteria e outras despesas operacionais como eletricidade, água e telecomunicações. As despesas com sistema de recepção de sinais via satélite também podem ser contempladas.

Para a ANCINE, uma das novidades mais relevantes deste apoio financeiro é que foi desburocratizado, isso porque a “contratação do apoio financeiro aos complexos cinematográficos vencedores foi simplificada”, segundo comunicado oficial. Isso porque não é mais necessário que a empresa escolhida envie e tenha aprovação prévia da destinação dos recursos. Agora, a exibidora terá um prazo de seis meses após a publicação do contrato de apoio financeiro no Diário Oficial da União para apresentar a documentação relativa à prestação de contas dos recursos recebidos.

Confira o edital do PAR 2017/2018 na íntegra.

Compartilhe:

  • 0 medalha