Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mais lidas

06 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli

Campanha polêmica, heróis se destacando e público de animações mais “amadurecido” são os destaques do Portal Exibidor em julho

Público brasileiro abraça os lançamentos heróicos de Warner e Disney e marca presença forte nas salas de cinema

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Início do segundo semestre e férias: uma ótima perspectiva para o mercado cinematográfico mundial e, no Brasil, não foi diferente. Marcado por animações e filmes de herói, o mês foi marcado por lançamentos como Superman (Warner) e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Disney) que levaram multidões aos cinemas. Quem teve que “se virar” no mesmo mês foi o Burger King, que retirou do ar uma campanha de marketing, após pressão de exibidores por suposta propaganda enganosa sobre entrada de alimentos nos cinemas.



Julho continuou a partir de uma série de movimentações relevantes no setor audiovisual. A Estricnina destacou a maturidade do mercado brasileiro e revelou que planeja levar a série Gigablaster para os cinemas. Nas bilheterias, Superman alcançou a terceira maior abertura do ano no Brasil com 1,06 milhão de ingressos. Com o anúncio de um festival comemorativo, a Sato Company trará, de forma totalmente especial e em comemoração aos 40 anos da distribuidora e do Estúdio Ghibli por aqui, a exibição de 22 longas a partir de setembro em todo o país.

No campo dos negócios, a Paris Filmes revelou acordos inéditos com os Estúdios Globo e a MGM/Amazon que devem garantir quatro produções nacionais por ano nos cinemas. A PwC Consulting LLC e a Parrot Analytics firmaram parceria estratégica para expandir o uso de dados na indústria de mídia e entretenimento. E, em um movimento que reforça o cenário do cinema independente, a Autoral Filmes nasceu a partir da experiência do Paradigma Cine Arte, de Florianópolis, levando sua curadoria de obras autorais para a distribuição nacional.

(Re)leia o que esteve em destaque no Portal Exibidor em julho:

1 - Burger King retira campanha que induzia consumidores à interpretação errônea de lei

Recentemente, os exibidores nacionais entraram em atrito com o Burger King, que buscava incentivar seus clientes a irem aos cinemas com lanches de fast food. Batizada de “BK no Cinema é Lei”, a campanha da rede alimentícia afirmava ser proibido impedir a entrada de consumidores nas salas de cinema com alimentos senão os vendidos nas bombonieres. No início do mês, porém, a campanha foi retirada do ar, visto que a propaganda foi considerada enganosa, induzindo o consumidor ao erro.

2 - "Superman" tem uma supersustentação e se aproxima dos 3 milhões de ingressos vendidos no Brasil

É um pássaro? É um avião? Não, é Superman (Warner) voando alto para se manter como o filme mais visto no país. Em seu segundo final de semana em cartaz, o longa vendeu mais de 700 mil ingressos, caindo somente 30% em relação ao fim de semana de estreia, em uma sustentação muito boa - e atípica - para filmes de super-heróis, que costumam cair pela metade (ou mais) na semana seguinte após o lançamento.

3 - "Olhe para cima": "Superman" é apresentado ao mercado em sessão exclusiva para os exibidores

Em um momento em que filmes inspirados em super-herói sofrem desconfiança do público, apenas o maior dos heróis é capaz de devolver os ânimos aos exibidores e ao consumidor final. Não é exagero dizer que Superman (Warner) é a maior aposta da distribuidora nos últimos anos e que tinha o potencial para levar uma legião de fãs do personagem e do cinema às salas escuras. A Warner apresentou no dia 2 de julho, em São Paulo, o filme ao mercado, e a estreia aconteceu no dia 10 de julho.

4 - Produtora Estricnina vê mercado de animações "amadurecido" no Brasil: "Queremos ser uma referência global"

Com praticamente duas décadas de atuação, a Estricnina é uma das mais importantes produtoras de animação do Brasil e, com produções no currículo que a ajudaram a se estabelecer no mercado, agora pretende levar a série Gigablaster, um de seus maiores sucessos, para os cinemas. Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Cazé Pecini, sócio-fundador da produtora, destacou que o mercado interno brasileiro já está amadurecido.

5 - Superestreia: “Superman” faz 3ª maior abertura do ano no Brasil e lidera em todos os cenários

O início da carreira comercial de Superman (Warner) atendeu às expectativas para um dos maiores sucessos de 2025 e liderou as bilheterias em todos os cenários. No Brasil, especificamente, o filme fez a terceira maior abertura do ano ao vender 1,06 milhão de ingressos e foi o grande responsável por um final de semana que levou mais de duas milhões de pessoas aos cinemas. 

6 - Fantástico: quarteto de heróis da Marvel estreia liderando bilheterias em todos os cenários

Se alguém chegou a pensar que os dias dos filmes de super-heróis estavam contados, esse conceito realmente terá que ser revisto. Depois de Superman (Warner) fazer a 3ª maior abertura do ano no Brasil e liderar as bilheterias nos últimos dois finais de semana, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Disney) deu continuidade ao bom momento dos heróis com a 5ª maior estreia do ano ao vender 970,88 mil ingressos. O bom desempenho do filme, aliás, foi global. No Brasil, com o auxílio de outros blockbusters, o público total foi de 1,98 milhão de espectadores nas salas escuras. 

7 - Comemoração dupla: Sato Company e Estúdio Ghibli celebram seus 40 anos com festival de exibição no Brasil

A Sato Company anunciou, no início do mês de julho, a realização de um festival dedicado ao Estúdio Ghibli em comemoração ao 40º aniversário da distribuidora no Brasil. A mostra, que também marca as quatro décadas do estúdio japonês, estreia em 18 de setembro de 2025 e será dividida em duas partes. Ao todo, 22 longas-metragens serão exibidos em salas de cinema do país, reunindo produções que marcaram gerações e consolidaram o Ghibli como um dos maiores nomes da animação mundial.

8 - Novos acordos da Paris Filmes com a Globo e Amazon/MGM devem render quatro filmes ao ano

Recentemente a Paris Filmes fechou acordos inéditos com os Estúdios Globo e com a MGM/Amazon que prometem elevar o nível de produções nacionais, e também ajudar a aumentar o market share do cinema brasileiro. O anúncio foi feito em primeira mão durante a 16ª edição do Show de Inverno, no mês de junho, e em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Marcio Fraccaroli, diretor da Paris Filmes, revelou que a parceria Paris Filmes/Downtown Filmes será responsável distribuir quatro filmes oriundos dos acordos por ano nos cinemas brasileiros.

9 - PwC Consulting LLC e Parrot Analytics firmam parceria para impulsionar o crescimento orientado por dados no setor de Mídia e Entretenimento

PwC Consulting LLC e Parrot Analytics anunciaram no final de junho uma aliança estratégica que promete transformar a maneira como empresas de mídia e entretenimento utilizam dados para impulsionar crescimento e rentabilidade. Ao combinar os serviços de consultoria estratégica da PwC Consulting LLC com a plataforma de análise de entretenimento, streaming economics e avaliação de conteúdo da Parrot Analytics, a parceria acelera a expansão orientada por dados, potencializando a monetização de audiências, a valoração de IPs e a geração de valor para clientes do setor em todo o mundo. O Japão foi escolhido como mercado de lançamento, colocando sua inovadora indústria de mídia na linha de frente de novos modelos de monetização.

10 - Após 15 anos de experiência com exibição, Autoral Filmes se lança como distribuidora focada no cinema independente

Em uma movimentação pouco habitual dentro da indústria, em junho de 2025, o Paradigma Cine Arte, um cinema independente que é referência cultural em Florianópolis, chegou ao mercado com a Autoral Filmes, uma distribuidora com foco em cinema de autor, obras independentes brasileiras e europeias, e documentários de arte. Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Felipe Didoné, diretor da distribuidora, destacou o desejo de replicar na distribuição a mesma curadoria feita nas salas de cinema.

Compartilhe:

  • 0 medalha