06 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli
Campanha polêmica, heróis se destacando e público de animações mais “amadurecido” são os destaques do Portal Exibidor em julho
Público brasileiro abraça os lançamentos heróicos de Warner e Disney e marca presença forte nas salas de cinema
Compartilhe:

Início do segundo semestre e férias: uma ótima perspectiva para o mercado cinematográfico mundial e, no Brasil, não foi diferente. Marcado por animações e filmes de herói, o mês foi marcado por lançamentos como Superman (Warner) e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Disney) que levaram multidões aos cinemas. Quem teve que “se virar” no mesmo mês foi o Burger King, que retirou do ar uma campanha de marketing, após pressão de exibidores por suposta propaganda enganosa sobre entrada de alimentos nos cinemas.
Julho continuou a partir de uma série de movimentações relevantes no setor audiovisual. A Estricnina destacou a maturidade do mercado brasileiro e revelou que planeja levar a série Gigablaster para os cinemas. Nas bilheterias, Superman alcançou a terceira maior abertura do ano no Brasil com 1,06 milhão de ingressos. Com o anúncio de um festival comemorativo, a Sato Company trará, de forma totalmente especial e em comemoração aos 40 anos da distribuidora e do Estúdio Ghibli por aqui, a exibição de 22 longas a partir de setembro em todo o país.
No campo dos negócios, a Paris Filmes revelou acordos inéditos com os Estúdios Globo e a MGM/Amazon que devem garantir quatro produções nacionais por ano nos cinemas. A PwC Consulting LLC e a Parrot Analytics firmaram parceria estratégica para expandir o uso de dados na indústria de mídia e entretenimento. E, em um movimento que reforça o cenário do cinema independente, a Autoral Filmes nasceu a partir da experiência do Paradigma Cine Arte, de Florianópolis, levando sua curadoria de obras autorais para a distribuição nacional.
(Re)leia o que esteve em destaque no Portal Exibidor em julho:
1 - Burger King retira campanha que induzia consumidores à interpretação errônea de lei
Recentemente, os exibidores nacionais entraram em atrito com o Burger King, que buscava incentivar seus clientes a irem aos cinemas com lanches de fast food. Batizada de “BK no Cinema é Lei”, a campanha da rede alimentícia afirmava ser proibido impedir a entrada de consumidores nas salas de cinema com alimentos senão os vendidos nas bombonieres. No início do mês, porém, a campanha foi retirada do ar, visto que a propaganda foi considerada enganosa, induzindo o consumidor ao erro.
2 - "Superman" tem uma supersustentação e se aproxima dos 3 milhões de ingressos vendidos no Brasil
É um pássaro? É um avião? Não, é Superman (Warner) voando alto para se manter como o filme mais visto no país. Em seu segundo final de semana em cartaz, o longa vendeu mais de 700 mil ingressos, caindo somente 30% em relação ao fim de semana de estreia, em uma sustentação muito boa - e atípica - para filmes de super-heróis, que costumam cair pela metade (ou mais) na semana seguinte após o lançamento.
3 - "Olhe para cima": "Superman" é apresentado ao mercado em sessão exclusiva para os exibidores
Em um momento em que filmes inspirados em super-herói sofrem desconfiança do público, apenas o maior dos heróis é capaz de devolver os ânimos aos exibidores e ao consumidor final. Não é exagero dizer que Superman (Warner) é a maior aposta da distribuidora nos últimos anos e que tinha o potencial para levar uma legião de fãs do personagem e do cinema às salas escuras. A Warner apresentou no dia 2 de julho, em São Paulo, o filme ao mercado, e a estreia aconteceu no dia 10 de julho.
Com praticamente duas décadas de atuação, a Estricnina é uma das mais importantes produtoras de animação do Brasil e, com produções no currículo que a ajudaram a se estabelecer no mercado, agora pretende levar a série Gigablaster, um de seus maiores sucessos, para os cinemas. Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Cazé Pecini, sócio-fundador da produtora, destacou que o mercado interno brasileiro já está amadurecido.
5 - Superestreia: “Superman” faz 3ª maior abertura do ano no Brasil e lidera em todos os cenários
O início da carreira comercial de Superman (Warner) atendeu às expectativas para um dos maiores sucessos de 2025 e liderou as bilheterias em todos os cenários. No Brasil, especificamente, o filme fez a terceira maior abertura do ano ao vender 1,06 milhão de ingressos e foi o grande responsável por um final de semana que levou mais de duas milhões de pessoas aos cinemas.
6 - Fantástico: quarteto de heróis da Marvel estreia liderando bilheterias em todos os cenários
Se alguém chegou a pensar que os dias dos filmes de super-heróis estavam contados, esse conceito realmente terá que ser revisto. Depois de Superman (Warner) fazer a 3ª maior abertura do ano no Brasil e liderar as bilheterias nos últimos dois finais de semana, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Disney) deu continuidade ao bom momento dos heróis com a 5ª maior estreia do ano ao vender 970,88 mil ingressos. O bom desempenho do filme, aliás, foi global. No Brasil, com o auxílio de outros blockbusters, o público total foi de 1,98 milhão de espectadores nas salas escuras.
A Sato Company anunciou, no início do mês de julho, a realização de um festival dedicado ao Estúdio Ghibli em comemoração ao 40º aniversário da distribuidora no Brasil. A mostra, que também marca as quatro décadas do estúdio japonês, estreia em 18 de setembro de 2025 e será dividida em duas partes. Ao todo, 22 longas-metragens serão exibidos em salas de cinema do país, reunindo produções que marcaram gerações e consolidaram o Ghibli como um dos maiores nomes da animação mundial.
8 - Novos acordos da Paris Filmes com a Globo e Amazon/MGM devem render quatro filmes ao ano
Recentemente a Paris Filmes fechou acordos inéditos com os Estúdios Globo e com a MGM/Amazon que prometem elevar o nível de produções nacionais, e também ajudar a aumentar o market share do cinema brasileiro. O anúncio foi feito em primeira mão durante a 16ª edição do Show de Inverno, no mês de junho, e em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Marcio Fraccaroli, diretor da Paris Filmes, revelou que a parceria Paris Filmes/Downtown Filmes será responsável distribuir quatro filmes oriundos dos acordos por ano nos cinemas brasileiros.
PwC Consulting LLC e Parrot Analytics anunciaram no final de junho uma aliança estratégica que promete transformar a maneira como empresas de mídia e entretenimento utilizam dados para impulsionar crescimento e rentabilidade. Ao combinar os serviços de consultoria estratégica da PwC Consulting LLC com a plataforma de análise de entretenimento, streaming economics e avaliação de conteúdo da Parrot Analytics, a parceria acelera a expansão orientada por dados, potencializando a monetização de audiências, a valoração de IPs e a geração de valor para clientes do setor em todo o mundo. O Japão foi escolhido como mercado de lançamento, colocando sua inovadora indústria de mídia na linha de frente de novos modelos de monetização.
Em uma movimentação pouco habitual dentro da indústria, em junho de 2025, o Paradigma Cine Arte, um cinema independente que é referência cultural em Florianópolis, chegou ao mercado com a Autoral Filmes, uma distribuidora com foco em cinema de autor, obras independentes brasileiras e europeias, e documentários de arte. Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Felipe Didoné, diretor da distribuidora, destacou o desejo de replicar na distribuição a mesma curadoria feita nas salas de cinema.
Compartilhe:
- 0 medalha