Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cultura pop

07 Dezembro 2017 | Vanessa Vieira

CCXP 2017 chega com conceito de gerar mais negócios e atender todos os públicos

Previsão do Omelete Group para este ano inclui a marca de 200 mil pessoas

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Com direito à Spoiler Night (6), área de negócios CCXP Unlock e quatro dias (de 7 a 10) com cerca de 160 horas de conteúdos nos painéis, a Comic Con Experience – CCXP 2017 promete novamente trazer números “épicos” ao mercado de entretenimento.

Publicidade fechar X

É o que afirmou Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group, empresa responsável pela organização do evento que, em 2016, conquistou o posto de maior Comic Con do mundo, batendo os públicos da San Diego Comic-Con (154 mil pessoas) e da NY Comic Con (180 mil). Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (06), o executivo apontou as expectativas quanto aos números da convenção que, para ele, continua com “foco em experiências”.

Assim, a companhia, que inclui o portal e canais online Omelete, espera que a CCXP feche 2017 com 220 mil pessoas, tendo um crescimento de 27% em relação aos 196 mil participantes de 2016. No primeiro ano, em 2014, foram 97 mil pessoas. Com isso, a convenção agora é avaliada em US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 260 milhões.

Em termos de espaço, o evento também cresceu, indo de 37 mil m² em 2014 para 115 mil m² neste ano, abrigando hoje 180 marcas contra as 70 da primeira edição. “Estamos muito orgulhosos com a CCXP ter se tornado o maior evento do mundo”, disse Mantovani.

Ampliação de conceito

Todas as Comic Cons do mundo têm um ponto em comum: elas giram em torno dos quadrinhos, podendo receber outros temas e produtos, mas sempre partindo desse setor. Por isso, o CEO do Omelete Group explicou que a CCXP 2017 está se afastando dessa ideia de evento e oficialmente se estabelecendo como um festival. “Esse tipo de preocupação com experiências e ações, vamos além da Comic Con que é para quadrinhos, apesar do nosso Artists Alley com 520 artistas, sendo o maior do continente. Paramos de ser uma feira de quadrinhos, para ser um festival de cultura pop”.

Para Mantovani, o mais importante é o objetivo de tornar o evento divertido para “todo mundo”, de fãs a famílias inteiras, de nerds e geeks a fãs de anime e de videogame, passando por crianças pequenas até os adultos mais aficionados. “A indústria de entretenimento no Brasil está melhorando, vocês vão ver que as ações estão melhores do que o que aconteceu em 2016”.

Diversão com foco em negócios

Uma novidade da CCXP 2017 foi a Spoiler Night, quando o evento abriu as portas um dia antes da abertura oficial para que as pessoas pudessem ter um “gostinho de ver antes”. Porém, Mantovani contou que a ação teve também um objetivo comercial claro: ter um dia de convenção aberta com menos público, permitindo que os expositores possam trazer parceiros para criar negócios. Ou seja, um momento para relacionamento B2B com a estimativa de 10% a 20% do público convencional da convenção.

Um foco em negócios que se manteve foi a já tradicional CCXP Unlock, com programação entre quarta e quinta-feira (6 e 7) contando com atrações como a apresentação da pesquisa Omelete sobre o público Geek, debates sobre oportunidades comerciais e homenagem a Miguel Vives, vice-presidente da Disney no Brasil. Além disso, o evento paralelo ainda recebeu celebridades como a atriz brasileira Alice Braga para comentar sua trajetória.

De acordo com Mantovani, o Omelete Group tem a preocupação de fomentar o desenvolvimento do mercado de entretenimento e a CCXP Unlock é uma das ações da empresa nesse sentido.

Demais novidades

- Pensando nos influenciadores digitais, foi criada a área CCXP Creators, um palco para essas webcelebridades fazerem conteúdo e conversarem com fãs. Estão confirmados influenciadores de 75 canais.

- A convenção recebe a única loja oficial da franquia Harry Potter fora do Reino Unido e dos EUA, ainda contando com aprovação “com louvor” por parte da própria autora J.K. Rowling. A área é maior do que a loja de 2016, que teve alta lotação.

- A CCXP lança seu primeiro conteúdo proprietário, o livro de fantasia “Ordem Vermelha”.

- Estima-se que cada pessoa deva gastar em média R$ 230,00.

- Em 2018, o evento será realizado entre 6 e 9 de dezembro.

A CCXP, que já confirmou novidades como talentos internacionais e estandes de estúdios, terá novamente a cobertura especial do Portal Exibidor, assim como em 2016, 2015 e 2014.

Veja mais da cobertura:

Estúdios investem pesado na CCXP para aumentar público nos cinemas

Confira também um vídeo com alguns detalhes do evento:

Compartilhe:

  • 0 medalha