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22 Dezembro 2023 | Yuri Codogno

Semana do Cinema, estudos sobre a exibição e novo momento do streaming estão entre as matérias mais lidas do ano

Portal Exibidor termina 2023 com quase 700 notícias de mercado publicadas

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(Foto: Portal Exibidor | Arte: Isadora Cavalcante)

2023 está chegando ao fim e, aquele que pareceria ser o ano da retomada do setor cinematográfico após as consequências da pandemia, passou por alguns obstáculos que poucos esperavam. Mas se você esteve atento(a) ao Portal Exibidor, dificilmente foi surpreendido por algo, visto que, dos mais notórios acontecimentos aos menores detalhes, conseguimos manter a informação em dia para nosso segmento.

Contanto com esta, foram 679 matérias de mercado, além de algumas dezenas de produção, artigos e outros conteúdos que puderam ser vistos aqui e também em nosso Instagram (@revistaexibidor). Destaque também para nosso balanço anual, com os principais números de 2023

Dessas quase 700 publicações, separamos as dez mais lidas no ano, que formam um ótimo retrato de como o setor funcionou em 2023. Vale destacar, aliás, que os dados foram compilados até o dia 22 de dezembro, mesma data em que foram verificados os números de bilheterias apresentados aqui. 

Confira o ranking completo:

1) EXIBIDORES CONFIRMAM SEGUNDA EDIÇÃO DA SEMANA DO CINEMA COM INGRESSOS A R$10

Visando celebrar a experiência cinematográfica nas telonas, a segunda edição da Semana do Cinema aconteceu entre os dias 9 e 14 de fevereiro em todo o Brasil. Com ingressos a R$ 10 e combos de pipoca e refrigerante a valores especiais, a campanha foi idealizada pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) com o apoio da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex).

O resultado, segundo a Comscore, foram quase 2,29 milhões de ingressos vendidos para os dez filmes mais vistos entre 9 e 12 de fevereiro (a bilheteria do final de semana é considerada entre quinta-feira e domingo). Posteriormente, no final de setembro e início de outubro, aconteceu a terceira edição da Semana do Cinema, que obteve resultados um pouco inferiores, mas ainda sim satisfatórios - mesmo com filmes menos atrativos como opções..


2) NOVA POLÍTICA DE COMPARTILHAMENTO DE SENHA LEVA NETFLIX AO PROCON, MAS SURPREENDE NOS EUA

Para quem esperava que fosse ser um completo fracasso a nova política de compartilhamento de senhas da Netflix, com adicional de R$ 12,90 no Brasil e US$ 7,99 nos EUA para cada perfil fora da residência do assinante, uma surpresa veio à tona na metade de junho: a plataforma conseguiu mais assinantes, recuperando parte do que havia perdido nos meses anteriores.

Vale lembrar que ano passado a Netflix registrou, pela primeira vez em sua história, uma queda no número de assinantes, fazendo o valor da empresa cair consideravelmente. Mas a estratégia da companhia, especialmente a de cobrar a mais pelo compartilhamento de senha, deu o resultado que eles esperavam - e o contrário do que o mercado acreditava.

Estratégia essa, aliás, replicada pelo Disney+, que anunciou que irá limitar o compartilhamento de senha entre usuários, algo que será implementado em 2024.

No Brasil, entretanto, a Netflix está enfrentando o Procon (órgão voltado à defesa do consumidor) em diversos estados, que julgou ser abusiva essa cobrança extra. O resultado, entretanto, ainda não é conhecido - ou não foi revelado ao público.


3) CINÉPOLIS JK IGUATEMI É ELEITO O MELHOR CINEMA DE SÃO PAULO PELA SEXTA VEZ: "SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO" 

Reforçando a tradição, o Guia da Folha de S. Paulo anunciou no dia 17 de março os melhores cinemas da cidade de São Paulo. Conhecido como o Oscar dos cinemas, o ranking é elaborado por repórteres e colaboradores do jornal e abrange uma série de categorias.

Como há alta variação de critérios, não faltaram opções de cinemas com destaque entre os eleitos, desde os das grandes redes e multiplexes, como Cinépolis, Cinesystem, Cinemark, Kinoplex, UCI e Espaço Itaú, até os cinemas de rua com menos salas, como Cine Marquise, Cinesala e CineSesc.


4) "GATO DE BOTAS 2: O ÚLTIMO PEDIDO" É GRANDE ESTREIA DA SEMANA E A OPÇÃO PARA AS FAMÍLIAS 

A primeira cine-semana do ano foi inaugurada com uma boa diversidade de títulos, com grande destaque para a estreia de Gato de Botas 2: O Último Pedido (Universal). Ao final de sua exibição nos cinemas, o filme havia arrecadado US$ 481 milhões globais, sendo que US$ 185 milhões foram oriundos da América do Norte.

No Brasil, foram 5,2 milhões de ingressos vendidos para o filme e, até o momento, é o quarto título mais visto no país este ano, perdendo apenas para Barbie (Warner), Super Mario (Universal) e Velozes e Furiosos 10 (Universal)


5) "Ó PAI, Ó 2" É FILME MAIS VISTO EM SALVADOR NO FIM DE SEMANA DE PRÉ-ESTREIA

As pré-estreias pagas do filme Ó Paí, Ó 2 (H2O Films) - que aconteceram no final de semana de 20 e 21 de novembro somente na Bahia - deixaram o longa em primeiro lugar nos cinemas de Salvador, com maior público, maior renda e maior média por sala e por complexo. Apenas no sábado e domingo, o longa estrelado por Lázaro Ramos levou mais de 10 mil espectadores aos cinemas da capital baiana, com uma média de 107 espectadores por sessão e renda de mais de R$ 222 mil.

Ainda em cartaz, o filme já foi visto por 140 mil pessoas no Brasil todo e tem a possibilidade de subir ainda mais seus números.


6) PAINEL DEBATE O BURNOUT DO ENTRETENIMENTO: "É QUE NEM SEXO, QUANDO CHEGOU NO CLÍMAX, NÃO DÁ PARA SUPERAR"

O ano de 2023 vem levantando a importante questão sobre a quantidade de conteúdos de franquias que estão sendo lançados, obrigando o fã a assistir a uma infinidade de filmes e séries para entender o que vem pela frente. Além e também unido a isso, tem a questão do alto número de produções que nos cercam, fomentando um sentimento de que não somos capazes de acompanhar tudo e, simultaneamente, fazendo o público se sentir mal por não conseguir essa difícil proeza. 

O assunto foi debatido no painel Burnout do Entretenimento, durante a 10ª edição da Expocine, e contou com a participação de Marcelo Forlani, co-fundador do Omelete e da CCXP, Aline Diniz, comunicadora e apresentadora do Entre Migas, e com a moderação de Renata Vomero, editora-chefe do Portal Exibidor.


7) "DESAPEGA" É O FILME BRASILEIRO DE 2023 MAIS ASSISTIDO NOS CINEMAS ATÉ O MOMENTO

A Ancine anunciou no Dia do Cinema Brasileiro (19 de junho) no site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), o lançamento do novo painel interativo “Indicadores do Mercado de Exibição”, que permite acompanhar importantes números do setor de exibição cinematográfica no Brasil.

O Portal Exibidor, aproveitando o ensejo, descobriu no dia seguinte que Desapega! (Imagem Filmes) era o filme nacional mais visto em 2023. Até aquele momento, o longa havia vendido 150 mil ingressos, número que mantém até agora.

Entretanto, Desapega foi ultrapassado por Meu Nome é Gal (Downtown/Paris), Mussum o Filmis (Downtown/Paris), Os Aventureiros - A Origem (Warner) e Nosso Sonho (Vitrine Filmes), que obtiveram os respectivos públicos de 152 mil, 211 mil, 417 mil e 500 mil espectadores.


8) ESTUDO APONTA COMO INDÚSTRIA AUDIOVISUAL INFLUENCIOU NA ECONOMIA DO BRASIL EM 2019

A Motion Pictures Association (MPA) no Brasil encomendou ao Oxford Economics um estudo - nomeado de A Contribuição Econômica da Indústria Audiovisual do Brasil em 2019 - que detalhou como o setor impactou positivamente, em números, no PIB (Produto Interno Bruto) nacional de 2019. 

A ideia da matéria publicada em março, porém, não foi comparar o antes com o agora. Pelo contrário, o objetivo era mostrar como, em um futuro próximo, o setor ainda pode voltar a ser uma boa influência na economia local e deve ter o olhar atento de autoridades públicas e investidores. A greve dos roteiristas e atores, apesar de altamente justificadas, foi um empecilho no caminho dessa retomada, mas de 2024 para frente o setor terá totais condições de se recuperar no Brasil. 


9) CINEMARK INAUGURA NOVO COMPLEXO EM MOGI DAS CRUZES: "ACREDITAMOS MUITO NO POTENCIAL DA CIDADE" 

A Rede Cinemark, uma das maiores operadoras de cinemas do Brasil, inaugurou no dia 10 de julho o seu segundo complexo em Mogi das Cruzes (SP), no Patteo Urupema Shopping, o primeiro integralmente com a nova identidade visual da marca. 

Com este lançamento, a empresa passou a contar com 86 complexos espalhados pelo Brasil.


10) APÓS REFORMULAÇÃO, WARNER APRESENTA O NOVO PLANEJAMENTO DO DC UNIVERSE

Há dez anos foi dada a largada para o início do Universo Estendido da DC. Com o lançamento de O Homem de Aço - que teve quase US$ 700 milhões arrecadados globalmente e fãs elogiando a produção -, parecia ser apenas uma questão de tempo para se tornar a mais nova franquia de sucesso de Hollywood. Na prática, porém, o que vimos foi bem diferente. 

Entre os onze lançamentos para as telonas, apenas seis obtiveram bons resultados. Enquanto os filmes do Super-Homem, Mulher-Maravilha, Aquaman, Shazam!, Aves de Rapina e O Esquadrão Suicida encontraram seu espaço (seja por crítica, bilheteria ou caindo no gosto dos fãs) na indústria, o resto se tornou esquecível. Entretanto, tal cenário pode estar prestes a mudar, porque se depender do novo planejamento da Warner, a DC finalmente terá o seu tão sonhado universo estendido, agora batizado de DCU. 

Acontece que as produções que vieram a seguir (Shazam 2, The Flash, Besouro Azul e Aquaman 2, esse último ainda cartaz), que ainda pertencem ao antigo universo da DC, não obtiveram bons resultados, provavelmente por ter sido anunciado anteriormente que não teriam continuidade nas telonas. 

O resultado, portanto, poderá ser visto somente a partir de 2025, quando finalmente teremos as produções que são 100% realizadas por essa nova gestão liderada por James Gunn e Peter Safran.

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