Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

07 Outubro 2019 | Thais Lemos

Expocine19: Confira as principais notícias

Evento bateu recorde de credenciados e reuniu os principais players do mercado

Compartilhe:

(Foto: Expocine)

A Expocine19 aconteceu entre os dias 1 e 4 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca (SP) e se consagrou como a maior edição de todos os anos, registrando mais de 2,7 mil credenciados.



A cerimônia de abertura homenageou três players do mercado. Cine A foi homenageado pela criação da unidade 100% sustentável em Itajubá, Minas Gerais; Guaraci Carvalho recebeu uma homenagem pela sua trajetória de mais de 40 anos na Paramount; e Debora Ivanov, que foi homenageada por sua luta pelo setor audiovisual.

Confira os principais momentos do evento:

Cursos

O primeiro dia ficou marcado por cursos ministrados por grandes faculdades nacionais. A FAAP levou o coordenador do curso de pós-graduação, Thiago Costa, para falar sobre a importância do marketing digital no dia de hoje. “Marketing é observar as pessoas, entender o que querem, como agem, como falam. Não é a sua vontade, mas do consumidor”, declarou.

Já o curso da FGV, ministrado por Debora Ivanonv, Alessandra Meleiro, Andréa de Paiva e Adriana Durand, abordou os negócios do audiovisual, mostrando pontos de planejamento, gestão e estratégia. “Gostaria que existisse um curso assim quando eu comecei na área”, afirmou Debora no início da aula.

Distribuidoras

O primeiro dia também contou com apresentações da Galeria Distribuidora, que levou atores e diretores de seus próximos longas nacionais e da Sony, que apresentou seu novo lema e contou com a primeira apresentação oficial de Camila Pacheco para o mercado.

No segundo dia do evento, a Imagem apresentou detalhes de Carcereiros – O Filme. Pela tarde, a apresentação do line-up da Universal contou com a primeira apresentação oficial de Patrícia Kamitsuji como diretora geral da distribuidora. Já a Paramount exibiu Projeto Gemini com exclusividade, revelando detalhes da campanha de divulgação do longa.

A Warner Bros. realizou uma apresentação simultânea nas duas salas de cinema disponíveis, e contou com a primeira apresentação de Hernán Viviano, recém nomeado diretor geral, no País. A Disney comentou o line-up de seus próximos lançamentos, que agora incluem os filmes dos estúdios da Fox. Para encerrar o terceiro dia, a Paris realizou a primeira exibição de Entre Facas e Segredos na América Latina.

Entrevistas exclusivas

Como novidade na Expocine19, o Portal Exibidor contou pela primeira vez com um estande na feira de negócios, realizando entrevistas exclusivas com os principais palestrantes do evento. Luis Vargas, vice-presidente da Comscore da América Latina, destacou os desafios da região no futuro. Além disso, o continente também esteve em evidência tanto em relação ao cinema evento, quanto aos desafios de distribuição na região.

O Governo de São Paulo aproveitou o evento para lançar o ProAV SP, programa que disponibiliza uma linha de crédito de R$ 200 milhões para investimento no setor audiovisual do Estado. E a importância do audiovisual em São Paulo, também foi destacada por Laís Bodanzky, presidente da Spcine.

Da Ancine, Debora Ivanov falou sobre o novo momento que está vivendo após deixar a diretoria da agência, e Alex Braga, atual presidente da Ancine, falou sobre o período de transição que o órgão passa. Já Ricardo Rihan, novo secretário do audiovisual do Ministério da Cidadania, falou sobre os desafios do seu cargo.

Rodrigo Machado, secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou o atual cenário do desenvolvimento de recursos para acessibilidade de conteúdo no Brasil, e o cineasta Marcos Jorge deu detalhes do seu próximo longa, que mostrará a história sobre o assassinato do político Celso Daniel. Já Patricia Cotta, gerente de marketing do Kinoplex, contou como trabalha com produtores e distribuidores para atrair mais público aos cinemas.

Estandes

O Portal Exibidor também esteve na feira de negócios para acompanhar as novidades das empresas presentes no evento. A Quanta mostrou ações para integrar o mercado de entretenimento, e a Vista participou pela primeira vez da Expocine19, com expectativa de crescer no Brasil. A Escarlate apresentou seu projeto de plataforma de gestão de conteúdo online, que fará toda parte estratégica de inteligência. Entre as empresas de tecnologias, a Riole comentou sobre as reações do público sobre sua solução de acessibilidade.

Entrevistas também foram realizadas com representantes da Dolby, que pretende levar o CineAssista para outros países da América Latina; a Christie, que ressaltou pontos da projeção laser e xênon; com a Coração da Selva, que lançou o Cine Hub, primeiro co-working audiovisual de São Paulo; a Cinionic, que apresentou suas novidades em projeção; NEC, que mostrou suas tecnologias inovadoras; e a Bardan, que falou sobre assessorar cinemas pequenos no Brasil.

Compartilhe:

  • 0 medalha